09/05/2019

Paella brasileira de arroz parboilizado

Esta paella, prato emblemático da cozinha espanhola, traz carne no lugar dos frutos do mar, como na receita valenciana. Para dar o toque brasileiro, utilizamos galinha caipira e cúrcuma, que garante o tom amarelado do prato. Como o seu preparo leva bastante caldo, selecionamos o arroz parboilizado, que garante um cozimento mais sequinho, como deve ser na paella, sem que os grãos fiquem empapados. Outra vantagem deste arroz é que ele possui mais vitaminas e sais minerais.

INGREDIENTES

 1 cebola roxa picada

½ xícara (chá) de azeite de oliva

1 kg de galinha caipira em corte a passarinho

1 colher (sopa) de páprica doce

1 pitada de açafrão em pistilos

½ colher (chá) de cúrcuma

2 xícaras (chá) de arroz parboilizado

1 l de caldo de legumes

300 g de ervilhas-tortas

3 pimentões coloridos

Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de tomates-cereja cortados em metades

PREPARO

Em uma panela grande, refogue a cebola no azeite até começar a dourar. Acrescente a galinha, a páprica, o açafrão e a cúrcuma. Frite até dourar. Junte o arroz e o caldo e cozinhe tampado em fogo médio até o caldo todo ser absorvido e o arroz estar macio. Acrescente as ervilhas em pedaços e o pimentão em fatias e tempere com sal, pimenta e azeite a gosto. Mexa e junte os tomates em metades. Desligue o fogo e, se desejar, salpique salsinha picada antes de servir.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. O Trivial que Surpreende. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário