28/10/2011

Paixão nacional

Nacional ou importada, artesanal ou não, a cerveja é apreciada das mais diversas formas

O brasileiro é apaixonado por cerveja – seja ela escura, clara, aromatizada ou não. A bebida é sinônimo de celebração e reunião de amigos.

As melhores cervejas do mundo são produzidas na Europa, em países como Alemanha, Bélgica, República Tcheca e Reino Unido. É o caso da Westvleteren Abt 12 (belga), da Gouden Carolus Easter (escocesa) e da 1975 Dark (tcheca). Por aqui, temos boas microcervejarias, que seguem a lei da pureza alemã e produzem bebidas nos moldes europeus, atingindo paladares refinados. Colorado e Baumgartner são alguns exemplos, além de Eisenbahn e Baden Baden, que cresceram e deixaram de ser “micro”.

Uma novidade nesse ramo é a americana Budweiser. Recém chegada ao Brasil, a Bud, como é conhecida, faz parte das chamadas cervejas Premium, em que se enquadram outras importadas, como Stella Artois e Heineken.

Para especialistas, as cervejas artesanais são um movimento de resgate à cultura cervejeira. A bebida pode ser harmonizada com os mais diversos pratos da gastronomia – desde petiscos comuns de boteco até pratos mais encorpados, como feijoada. As pilsen, mais claras e preferidas no paladar dos brasileiros, combinam perfeitamente com peixes e frutos do mar, queijos como ricota, cottage, requeijão, mascarpone, brie e cammembert.

Outro ponto a ser discutido é a temperatura certa para beber. Ela vai depender do estilo de cada uma, mas para que o frio não atrapalhe a percepção de aromas e sabores, opte por consumir a bebida entre 2°C e 5°C.

Selecionamos uma receita incrível e superfácil de fazer.

Lula na cerveja

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 kg de lulas limpas e cortadas em anéis
  • 350 ml de cerveja clara
  • Sal e pimenta-do-reino branca a gosto (para temperar)
  • 200 ml de leite de coco
  • 500 g de queijo cremoso
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de dill picado ou erva de sua preferência
  • 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em 1/2 copo (tipo americano) de leite

 

Modo de fazer

Numa panela de pressão, refogue com 4 colheres (sopa) de azeite, 2 cebolas picadas e 2 dentes de alho picados até que as cebolas ficarem transparentes (cerca de 10 min).

Acrescente 1 kg de lulas limpas e cortadas em anéis e 350 ml de cerveja clara.

Tempere com sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Tampe a panela de pressão e cozinhe por 15 min (a partir do barulho da pressão saindo).

Retire a pressão e abra a panela.

Acrescente 200 ml de leite de coco, 500 g de queijo cremoso, 200 ml de creme de leite fresco e 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em 1/2 copo (tipo americano) de leite.

Corrija o sal.

Deixe ferver mexendo sempre até engrossar por mais ou menos 5 min.

Junte 1 colher (sopa) de dill picado ou erva de sua preferência.

Sirva com arroz branco.

2 comentários

  • Guilherme Schwinn - 28 de outubro de 2011

    Alguns errinhos cometidos mas bom texto!
    Cerveja coruja não segue moldes alemães de se fazer cerveja por levar produtos típicos brasileiros, como mandioca, rapadura, etc.
    Miller e Budweiser não são cervejas premium, apenas cervejas importadas, mas que são iguaizinhas as nossas Brahma, Skol, Nova Schin, não se preocuoam com qualidade e sim preço baixo!


  • Angeloni - 8 de novembro de 2011

    Olá Guilherme. Agradecemos pelos elogios e pelas informações.


Deixe seu comentário