22/02/2012

PARA NÃO ERRAR

Fuja de alimentos que sabotam uma dieta saudável

Com as ocupações diárias, como trabalho e estudo, não dar a devida atenção à alimentação é algo rotineiro. É comum ficar horas sem se alimentar ou então consumir lanches rápidos, do tipo fast-food, para ganhar tempo.

Essa rotina alimentar desregrada favorece o aparecimento de problemas de saúde e o ganho de peso. Porém, muitas vezes nos enganamos com alguns alimentos que acreditamos favorecer uma dieta saudável e que, na verdade, são vilões para o organismo.

O Blog Angeloni conversou com a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, e traz alguns exemplos do que não se deve consumir em excesso para ter mais saúde e qualidade de vida.

- Chocolate diet: alimento diet é aquele que não tem algum nutriente, como por exemplo, o açúcar. Essa versão do chocolate pode contribuir para o ganho de peso tanto quanto o normal, porque eles têm praticamente a mesma quantidade de calorias (e o diet ainda apresenta teor de gordura maior que a versão tradicional). O chocolate diet é feito para diabéticos e não para quem quer emagrecer ou se manter saudável.

- Refeições congeladas e sopas prontas: algumas pessoas substituem refeições por pratos congelados que são ricos em gordura saturada e sódio, que aumentam os níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, osteoporose, câncer gástrico, acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal.

- Refrigerante zero: devem ser evitados, pois o consumo de adoçantes ativa os receptores de glicose no intestino, o que aumenta a glicemia e o acúmulo de gordura no tecido adiposo. Vale lembrar que o consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, sucos e chás naturais.

Deixe seu comentário