05/04/2012

PÁSCOA REGADA A AZEITE E VINHO

Saiba escolher de forma correta esses dois produtos indispensáveis para a Páscoa


Azeites e vinhos já se tornaram produtos indispensáveis nas mesas dos brasileiros em inúmeras ocasiões. E a Páscoa, comemorada neste domingo, é uma delas. Isso acontece porque esses itens tão saborosos combinam perfeitamente com o famoso e tradicional bacalhau da Sexta-feira Santa e com as deliciosas carnes assadas do almoço de domingo. Porém, você sabe harmonizar perfeitamente azeites e vinhos com os pratos do feriado?

“O bacalhau é um dos raros exemplos de peixe que se harmoniza perfeitamente com vinhos brancos e tintos”, afirma Arthur Azevedo, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers e consultor da rede Angeloni. Além do Vinho Verde, sempre famoso no que diz respeito à combinação com o bacalhau, uma das escolhas mais acertadas é o Esporão Private Selection Branco. Outra opção interessante seria um Chardonnay do Novo Mundo, como o ótimo Cremaschi Furlotti Chardonnay Reserva.  Se a opção for por tintos, fique com o delicioso MontGras Merlot Reserva, sofisticado e elegante.

No que diz respeito aos azeites, é recomendado usá-los in natura com o bacalhau, desde a preparação até a finalização.  Para aves e outros assados, a dica é aromatizar o azeite com ervas ou especiarias.  “Azeites de alecrim, tomilho, orégano, canela, aniz estrelado e cravo combinam perfeitamente com essas carnes”, explica Marcelo Scofano, chef e especialista em azeites formado pela International Extravirgin Oliveoil Agency.

É importante destacar que azeites variam de intensidade, de frutados mais intensos a frutados mais leves, e toda harmonização é feita por semelhança e não por oposição, ou seja, azeites mais intensos para preparações mais condimentadas, azeites leves para preparações mais leves. Além disso, azeites de oliva devem ser usados apenas nas preparações e os extravirgens são mais adequados para finalizações e podem ser aromatizados em casa.

Na rede Angeloni há uma grande variedade de marcas renomadas de azeites. Virgens, refinados e puros – como o Gallo – que vão ao fogo e os extravirgens – Costa D’oro, Borges, Daguirre, Dona Inês, entre outros – que acompanham saladas e finalizam pratos. Os vinhos também estão presentes em grande quantidade nas adegas da rede. Além dos citados na matéria, Arthur Azevedo recomenda os brancos MontGras Reserva Chardonnay, Herdade do Esporão Reserva Branco e MontGras Amaral Sauvugnin Blanc. Para carnes os tintos indicados são Crasto Douro DOC, Estampa Syrah Gold, Medanos Malbec Organico e San Silvestro Patres Barolo.

Deixe seu comentário