17/12/2019

Peru ao mel e especiarias com cuscuz marroquino ao perfume de hortelã

O peru é sempre um clássico de fim de ano, mas que tal dar uma atualizada (e um gostinho a mais) à receita? Para sair do óbvio, aposte nesta versão bem mais aromática que leva MEL, ESPECIARIAS e folhas de HORTELÃ! Para acompanhar, no lugar da farofa, cuscuz marroquino com amêndoas. Curtiu?  Confira a receita completa abaixo:

Ingredientes

 

PARA O PERU

Raspas das cascas de 2 limões

Raspas das cascas de 2 laranjas

10 dentes de alho picados

½ xícara (chá) de mel

½ xícara (chá) de melado de cana

1 garrafa de vinho branco seco (750 ml)

1 colher (sopa) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de cravo-da-índia

1 colher (sopa) de cominho em grãos

Folhas de 1 ramo de tomilho fresco

½ xícara (chá) de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 peru inteiro (cerca de 4 kg)

2 limões cortados ao meio

4 colheres (sopa) de manteiga

 

PARA O CUSCUZ

700 ml de chá de hortelã

500 g de cuscuz marroquino

3 colheres (sopa) de manteiga

½ xícara (chá) de amêndoas laminadas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Folhas de hortelã para servir

 

Preparo

PREPARANDO O PERU

Em uma tigela, misture todos os ingredientes (exceto o peru, os limões e a manteiga). Retire o peru ainda congelado da embalagem e passe rapidamente em água corrente (somente para retirar o excesso de gelo ao redor da ave). Coloque o peru em um saco plástico para freezer e despeje a mistura de temperos no saco, envolvendo toda a ave. Feche e mantenha em geladeira por 24 horas. Para assar, retire o peru da marinada e reserve os líquidos. Retire os miúdos e recheie o peru com dois limões cortados ao meio. Acomode o peru na assadeira, espalhe a manteiga sobre a pele, despeje uma xícara da marinada no fundo e cubra com papel-alumínio. Asse em forno preaquecido em temperatura média (180 °C) por 1h30. Retire o alumínio, pincele o peru com o líquido do cozimento e asse até a pele dourar e o termômetro da ave saltar. Retire o peru da assadeira e coloque a forma sobre a chama do fogão. Despeje o restante da marinada na assadeira e deixe ferver até espessar. Tempere o molho com sal e pimenta-do-reino moída na hora e sirva com o peru.

 

PREPARANDO O CUSCUZ

Prepare 700 ml de chá forte de hortelã. Coloque o cuscuz em uma tigela e despeje sobre ele o chá quente. Deixe hidratar por 10 minutos. Em fogo baixo, derreta a manteiga e nela refogue brevemente as amêndoas laminadas. Adicione o cuscuz e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva quente ou frio, acompanhado de folhas de hortelã frescas.

Deixe seu comentário