11/04/2019

PILAF DE ARROZ BASMATI AROMATIZADO

O pilaf é um prato especialíssimo proveniente do Oriente Médio. Nesta receita, o arroz basmati é cozido com diversas especiarias, como canela, anis-estrelado, cominho e louro. Seu preparo também tem o diferencial de ser feito no forno, o que é possível graças à característica deste grão, que absorve o líquido do cozimento sem empapar. Um refogado de frutos secos com amêndoas e pistaches tostados na manteiga dá mais complexidade, além de uma irresistível camada de cebola fritinha que decora o prato.

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de arroz basmati

½ xícara (chá) de lentilha seca

800 ml de caldo de legumes

2 dentes de alho picados

2 canelas em pau

2 anis-estrelados

1 colher (chá) de cominho em grãos

3 folhas de louro

2 colheres (sopa) de manteiga

½ xícara (chá) de amêndoas

½ xícara (chá) de pistache sem casca

½ xícara (chá) de figo seco

½ xícara (chá) de tâmaras sem caroço

Óleo vegetal para fritar

2 cebolas grandes fatiadas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Em uma travessa ou panela funda que possa ir ao forno, coloque o arroz, a lentilha, o caldo, o alho, a canela, o anis, o cominho e o louro. Mexa bem, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180 °C). Asse por 20 minutos. Enquanto o arroz assa, refogue na manteiga as amêndoas, o pistache e as frutas secas. Mexa por 2 minutos e reserve. Em óleo quente, frite a cebola fatiada até dourar e deixe escorrer em papel toalha. Retire o arroz do forno e acrescente o refogado de frutas secas. Misture bem e ajuste o sal e a pimenta. Sirva coberto com as cebolas fritas.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. O Trivial que Surpreende. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário