22/11/2016

Pitadas de saúde

Temperos naturais substituem o sal de forma mais saudável e gostosa

“Me passa o sal!”? Quantas vezes, à mesa, a gente ouviu essa pergunta?  O problema não é se a comida está insossa ou não. O drama é que o brasileiro consome mais que o dobro de sódio (o mineral presente no sal) que o recomendado pelos médicos. E aí que mora o perigo. O excesso de sal aumenta a pressão arterial, sobrecarrega os rins e desidrata as células, provocando um envelhecimento precoce.

O lado bom dessa história é que existe uma lista enorme de temperos naturais que dão aquele gostinho especial e criativo às nossas refeições do dia a dia. Além dos tradicionais alho, cebola, pimenta, salsa e cebolinha _que são extremamente saudáveis e que não podem faltar na nossa dieta_, selecionamos outros 10 que, além de saborosos, dão um charme especial ao prato.

 

AÇAFRÃO

É bom porque: tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. É ótimo para o coração e desintoxica o fígado.

Vai bem em: temperos de carnes, refogados, arroz, galinhada, risoto com queijo ralado,  ovos mexidos, picles e molhos de salada. A cor dourada do açafrão deixa o alimento mais atrativo, e o sabor exótico é picante.

 

ALECRIM

É bom porque: também tem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Perfeito para estimular a digestão e combater os vírus da gripe.

Vai bem em: molhos, ensopados, batatas assadas, queijo cheddar, salada fria de ravióli, para salpicar na massa de pão antes de ir ao forno, nos temperos de aves, peixes e carne de porco. Deixa um perfume inconfundível nos alimentos e seu sabor é levemente picante.

 

COENTRO

É bom porque: é fonte de ferro e de vitaminas A, C e do complexo B. Melhora a digestão e previne flatulências (gases).

Vai bem em: caldos de peixe, ceviche, moquecas, frutos do mar, baião de dois, patê de berinjela e guacamole. Por ter um aroma forte e ser delicado, é sempre bom não picá-lo muito e colocá-lo só na finalização do prato.

 

GENGIBRE

É bom porque: atua como antioxidante e anti-inflamatório. Perfeito para quem quer perder uns quilinhos e previne doenças do estômago.

Vai bem em: caldos, sopas, frango xadrez, em conservas, em peixes grelhados, saladas frias, refogados de legumes e verduras; em pó é usado em biscoitos, bolos e pães. De sabor único e intenso, é uma combinação sutil de picante com doce.

 

HORTELÃ

É bom porque: age como antioxidante e é analgésica. Colabora com o bom funcionamento da digestão e tem efeito relaxante.

Vai bem em: tempero de saladas frias de rúcula, pepino, ervilha ou grão de bico, creme para frangos grelhados ou assados, sopa de legumes, molhos, tabule, kebab, quibe cru e coalhadas. Além do perfume famoso, suas folhas delicadas enfeitam qualquer prato.

 

LOURO

É bom porque: fornece cálcio, ferro e vitaminas A, B, C e D. Contribui para redução de gordura do corpo e eliminação de líquidos.

Vai bem em: caldo de feijão, canja de galinha, sopa de lentilha, risoto de camarão, carnes recheadas, peixe ensopado, vinagrete com frutos do mar, em molho branco e de tomate, marinadas, picles e água do cozimento de massas. A folha seca libera o sabor aos poucos, por isso quanto mais tempo ela ficar no alimento, melhor será o resultado.

 

ORÉGANO

É bom porque: é abundante em nutrientes, como cálcio, ferro e vitamina K. Colabora na eliminação de toxinas do corpo, evitando inchaços e variações de peso.

Vai bem em: tomates em geral (saladas e molhos), queijos, omeletes, berinjelas, batatas assadas ou fritas, pratos à parmegiana, vegetais refogados, salada de couve e torta de legumes. Fundamental na culinária italiana, pode ser usado tanto fresco como na versão desidratada.

 

MANJERICÃO

É bom porque: possui poder antioxidante e é rico em vitamina C. Combate o cansaço e retarda o envelhecimento das células.

Vai bem em: molho pesto, molho de tomates, patê com queijo fresco, omelete, cozidos de coxa de frango, sopa de legumes, bacalhau, condimento em saladas frias e tempero de carnes vermelhas. Aromático e de folhas delicadas, fica sempre melhor se as folhas frescas forem colocadas na finalização do prato.

 

SÁLVIA

É bom porque: contém antioxidantes e vitaminas A, B, C e E. Revigora as energias e ajuda a emagrecer.

Vai bem em: carnes gordurosas, vitela, peru e peixes, preparação de embutidos, queijo fresco, molhos picantes, panqueca, polenta, farofa de castanhas e salada com cogumelos ou berinjela. O sabor é forte, mas refrescante, e o ideal é dar preferência para as folhas frescas.

 

TOMILHO

É bom porque: funciona como um antibiótico natural, diurético e digestivo. Combate o estresse e impede a formação de gases

Vai bem em: ensopados de carnes e peixes, frutos do mar, lombo assado, costelinha de porco frita, arroz de forno, sopas de legumes ou de lentilhas ou de feijão branco, batatas assadas, refogados de abóbora, frango grelhado, molhos para salada e aromatizante de vinagre. Lembra um pouco o orégano, tem sabor cítrico e faz parte de pratos elegantes da gastronomia francesa.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para as suas receitas. Compre pelo site ou viste uma de nossas lojas

Deixe seu comentário