10/02/2015

Portugal: tradição que encanta

É impossível resistir a delícias como sardinhas na brasa, bacalhau e doces conventuais

As delícias da cozinha portuguesa sempre agradaram aos brasileiros. Sua origem deriva de tradições mediterrâneas e outras bem locais. O resultado são, invariavelmente, pratos cheios de sabor, com um toque ibérico e uma pegada bem caseira, quase artesanal. E isso faz a alegria das nossas papilas, do nosso coração e da nossa alma.

Abaixo trazemos algumas receitas que vão deixar seus convidados com água na boca. E um banquete lusitano jamais poderá ser considerado completo se não for acompanhado por algum dos excelentes vinhos do país. Durante décadas, o vinho do Porto foi consumido exclusivamente como digestivo, ao final da refeição. Recentemente, começou a aparecer também em coquetéis e, no verão, um dos mais populares é o portonic.

Outra alternativa ideal para os dias de calor é o vinho verde (leia mais sobre eles aqui), produzido no norte do país. Aromático e levemente gaseificado, quase como um espumante, ele combina muito bem com pratos que têm o bacalhau ou frutos do mar como ingrediente principal.

Bom apetite!

Receitas: Tasca do Zé e da Maria

 

ARROZ DE PATO

RENDIMENTO: 2 porções

 

INGREDIENTES

2 cebolas médias picadas

8 dentes de alho picados

4 folhas de louro

2 pitadas de pimenta-do-reino em grãos

600 ml de vinho tinto

60 ml de molho shoyu

200 ml de azeite

400 g de pato

200 g de arroz

2 colheres (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Misture a cebola, o alho, o louro, a pimenta, o vinho e o shoyu. Em seguida, use essa mistura para temperar o pato. Reserve. Coloque o azeite em uma panela para aquecer e, em seguida, ponha o pato com os temperos para cozinhar. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 2 horas. Quando o pato estiver cozido, retire do caldo e desfie. Coe o caldo em que o pato foi cozido e, em seguida, adicione novamente o pato já desfiado a essa mistura. Leve novamente ao fogo e adicione o arroz. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione a manteiga e sirva.

BACALHAU COM BATATAS AO MURRO

RENDIMENTO: 2 PORÇÕES

 

INGREDIENTES

2 postas de bacalhau (de cerca de 270 g cada)

8 batatas

Sal a gosto

2 ovos

MODO DE PREPARO

Pegue o bacalhau, grelhe e, em seguida, leve ao forno a 180 ºC por 30 minutos. À parte, cozinhe as batatas com sal, o ovo e o brócolis. Refogue a cebola no azeite. Reserve. Em um prato largo, coloque o bacalhau. Junte as batatas cozidas, o brócolis e o ovo. Cubra as postas de bacalhau com a cebola e o alho dourados. Sirva a seguir.

DICA: Na hora de dessalgar o bacalhau, cubra-o inteiramente com água para evitar a proliferação de bactérias. Troque a água a cada 8 horas. As postas mais altas (de 3 a 4 dedos) devem ficar de molho por 5 dias; as mais finas (de 1 a 2 dedos) podem ficar de molho por 2 dias.

BOLINHO DE BACALHAU

RENDIMENTO: 120 unidades

Veja a receita e o modo de preparo aqui

PASTEL DE BELÉM

RENDIMENTO: 20 a 25 unidades pequenas

INGREDIENTES

16 gemas

4 colheres (chá) de amido de milho

3 tampinhas de essência de baunilha

1 litro de creme de leite

350 g de açúcar

Massa folhada

MODO DE PREPARO

Coloque as gemas em uma vasilha e bata-as com um garfo. Reserve. Em outra vasilha, dissolva o amido de milho em um pouco de água, acrescente a essência de baunilha e reserve. Em uma panela, coloque o creme de leite com o açúcar para ferver. Assim que levantar fervura, acrescente as gemas já batidas e o amido de milho dissolvido com a essência de baunilha. Mexa bastante. Quando a mistura estiver bem diluída e homogênea, coloque a panela para esfriar em uma vasilha com água e gelo. Reserve o creme. Abra a massa folhada e coloque em forminhas de empada. Em seguida, acrescente o creme já frito nas forminhas e leve ao forno a 200 ºC por 15 minutos.

DICA – O portonic é um refrescante drinque à base de vinho do Porto dry ou extra dry branco (50 ml) e água tônica (100 ml). Coloque gelo à vontade. A mistura é perfeita para ser consumida na praia ou à beira da piscina

Reportagem da revista Gastronomia Angeloni, edição especial Continentes Europa. Texto: Kike Martins da Costa /Fotos: Cacá Bratke /Produção: Camile Comandini. /Peças usadas nas fotos: pratos decorados, ROBERTO SIMÕES CASA / taças, copos, bowl e prato com pastel de Belém, TOK & STOK/ jarrinha azul, LOLA HOME / travessas de pão e da sardinha, taça azul e prato amarelo, IDEIA ÚNICA / sousplat amarelo, DIVINO ESPAÇO. Agradecimento: Tasca do Zé e da Maria (tascadozeedamaria.com.br)

A edição completa você acessa aqui. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android:http://bit.ly/1lSoV26

Deixe seu comentário