28/06/2018

QUEIMADINHO GOSTOSO

A capinha de açúcar queimado confere crocância e gostosas notas amargas ao adocicado creme

O crème brûlée é uma sobremesa tradicional francesa feita com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha. Apesar de sua semelhança com a crema catalana, criada pelos espanhóis, ela se diferencia pela capinha crocante formada pelo açúcar queimado. Além da bela cor, do brilho e do aroma do caramelo, esse contraste com a maciez do creme é o grande charme da

receita. O alto teor de gordura do creme de leite garante uma textura supercremosa. Dica: caso você não tenha um maçarico, pode improvisar passando uma colher bem quente sobre o açúcar

Crème brûlée

(Rende de 4 a 6 porções)

INGREDIENTES

1 fava de baunilha – ou 1 col. (chá) de essência

500 ml de creme de leite

1 col. (chá) de raspas de casca de laranja

3 gemas de ovos

½ xíc. (chá) de açúcar

1 pitada de sal

PREPARO

Preaqueça o forno em temperatura baixa e coloque uma forma com ramequins em seu interior. Ferva água e reserve. Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e retire cuidadosamente os grãos, raspando com uma faca. Em uma panela, coloque os grãos da baunilha, o creme de leite, as raspas de casca de laranja e leve para aquecer em fogo médio-baixo (180 °C). Se utilizar a essência, misture-a ao creme de leite. Quando começar a ferver, retire a panela do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos. Enquanto isso, bata as gemas com o açúçar e o sal em uma tigela até obter uma mistura leve e homogênea. Despeje aos poucos o creme na mistura de ovos, mexa bem, coe e distribua nos potinhos refratários. Despeje água fervente ao redor dos potinhos, deixando-os em banho-maria.

Cubra a forma com papel-alumínio e asse por cerca de 45 minutos, até o creme começar a firmar. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira, deixando por cerca de 5 horas. Ao servir, despeje açúcar por cima dos potes e caramelize com um maçarico.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Laticínios. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Cláudia Pixu/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário