16/05/2019

Risoto de jamón serrano e alcachofra

Este poderia ser mais um trivial risoto, mas o uso do Jerez, vinho fortificado e licoroso espanhol, favorece a utilização do jamón serrano, presunto espanhol que exige meses de maturação para chegar ao sabor intenso e diferenciado da carne. O Jerez entra no lugar do vinho branco, oferecendo uma dosagem alcoólica maior e notas secas de castanhas e pimentas. O jamón finaliza o prato com seu aroma amendoado, sua bela cor púrpura entremeada com gordura e visual apetitoso.

 

INGREDIENTES

500 ml de caldo de legumes

½ cebola pequena picada

1 pote (200g) de coração de alcachofra, drenado

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 xícaras de arroz próprio para risoto (arbório ou carnaroli)

120 ml de Jerez

150 g de queijo cottage

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco

100 g de jamón serrano fatiado

PREPARO

Em uma panela, mantenha o caldo em fogo baixo durante todo o preparo. Em outra, refogue a cebola e os corações de alcachofra no azeite, mas sem deixar dourar. Adicione o arroz e misture. Despeje o Jerez e mexa até evaporar por completo. Coloque uma concha do caldo aquecido e mexa em fogo baixo até quase secar, misturando delicadamente. Repita a operação concha por concha, até o arroz estar cozido al dente. Acrescente o cottage e o parmesão e mexa bem. Tempere com sal, pimenta e o tomilho. Sirva acompanhado do jamón e, se desejar, reserve alguns corações de alcachofra para decorar.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. O Trivial que Surpreende. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário