13/03/2012

SABORES INUSITADOS

Ingredientes diferentes fazem sucesso na combinação com o bom e velho chocolate

A menos de um mês da Páscoa já é fácil notar em supermercados e lojas especializadas um mar de ovos de chocolate. Eles são brancos, pretos, crocantes, amargos, ao leite… inúmeros tipos embrulhados em papéis brilhantes e atrativos. Porém, foi-se os tempos em os sabores dessas delícias eram somente estes citados acima e que os recheios incluíam, no máximo, castanhas e licores. Atualmente o leque de ingredientes que combinam com o doce feito a partir do cacau é bem maior e engloba sabores um tanto quanto inusitados.

Alecrim, chás, azeite de oliva, alfazema, pimenta rosa, gengibre, cardamomo, gorgonzola e champagne. Esses são alguns exemplos de recheios que Rose Petenucci, confeiteira especializada em chocolate, utiliza em sua produção. “Testo tudo na minha cozinha e espero o feedback dos clientes. O chocolate é um produto muito fácil de combinar e por esse motivo chegamos a harmonizações tão diferentes”, explica a confeiteira.

A preferência por ingredientes tradicionalmente brasileiros também faz parte da produção de ovos, barras e bombons de chocolate. Frutas como banana e laranja e castanhas como a ‘do pará’ são os preferidos. “Isso enriquece o chocolate e valoriza o produto do país”, enfatiza Rose. Para a Páscoa 2012, Rose afirma que a tendência no Brasil segue por esta mesma linha: desde frutas regionais até condimentos e sementes. “A cagaita (fruta típica do cerrado brasileiro) e o cajá podem ser muito explorados, assim como o alecrim”, exemplifica a confeiteira.

A dica, então, é deixar o preconceito de lado e se entregar a sabores e combinações nesta Páscoa! E se você quiser se aventurar na cozinha e testar algumas dessas misturas, passe em uma loja da rede Angeloni e escolha entre diversas opções de frutas (até mesmo de outras partes do Brasil), condimentos, temperos e castanhas, além, é claro, de chocolates!

Deixe seu comentário