23/08/2016

SAL DO BEM

Com um mix de ervas, esta receita promete diminuir o sódio do seu tempero

Diminuir o sal das refeições é o tipo de recomendação que a gente sempre ouve. Para o paladar do brasileiro, que ama uma comida bem temperada, é um desafio diário! Porém, o alto teor de sódio (muito presente no sal de cozinha) pode desencadear no organismo vários problemas, desde retenção de líquidos até quadros de hipertensão.

Uma saída para este dilema é adotar na sua cozinha o chamado sal de ervas (ou sal verde). Prático de fazer e econômico, esta receita vai ajudar a continuar dando aquele gostinho aos alimentos, mas sem abusar do sódio. A mistura não tem mistério: em um processador ou liquidificador, bata os grânulos de sal rosa do Himalaia com o mix de ervas da sua preferência. Dá para usar também sal grosso ou sal marinho. O do Himalaia, porém, é o que tem a menor concentração de sódio.

As ervas ainda contribuem com suas propriedades. O orégano, por exemplo, tem alto poder desintoxicante, enquanto o alecrim é um cicatrizante natural. É possível usar as plantas secas ou frescas. Depois é só armazenar a mistura em um recipiente fechado na geladeira.

Algumas sugestões de combinações:

Receita 1

1 xícara de chá de sal grosso ou rosa do Himalaia

1 xícara de chá de orégano

1 xícara de chá de alecrim

1 xícara de chá de estragão

 

Receita 2

1 pacote de alecrim

1 pacote de manjericão

1 pacote de orégano

1 pacote de salsinha

100g de sal marinho

 

Receita 3

2 colheres de sopa de orégano seco

2 colheres de sopa de manjerona seca

2 colheres de sopa de alecrim seco

2 colheres de sopa de salsinha seca

2 colheres de sopa de gergelim tostado

1 colher de chá de sal marinho ou sal grosso

 

No Angeloni você encontra todos os ingredientes para incrementar suas receitas. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário