16/08/2016

SAUDÁVEIS E SABOROSOS: PÃES SEM GLÚTEN

Três receitas funcionais para comer sem culpa no lanche ou no café da manhã

Quem resiste ao cheiro de um pãozinho quentinho que acabou de sair do forno? Para quem está de regime ou sofre de algum tipo de intolerância ao glúten, isso pode ser uma tentação, não é mesmo? A boa notícia é que você não precisa mais resistir! Com as receitas que sugerimos a seguir, além de saborosos, os pães vão se tornar verdadeiros aliados da sua dieta! Levando ingredientes como grãos e farinhas especiais, as massas ficam ricas em nutrientes, fibras e vitaminas. Para comer bem e sem nenhuma culpa!

PÃO DE QUEIJO MULTIGRÃOS

(rende 30 pães)

 pao de queijo.jpg

Ingredientes

200 g de ricota fresca

½ xícara (chá) de azeite

200 g de queijo minas padrão

1 e ½ xícara (chá) de polvilho azedo

½ xícara (chá) de leite desnatado

2 claras de ovo

1 gema

2 colheres (sopa) de grãos sortidos (chia, amaranto, linhaça dourada e linhaça marrom)

Sal a gosto

Óleo de canola para untar

 

Preparo

Amasse a ricota fresca e misture com o azeite. Rale o queijo minas padrão e junte a ricota, mexendo bem até formar uma massa de queijo. Reserve. Coloque o polvilho em um bowl. À parte, ferva o leite e despeje-o, aos poucos, sobre o polvilho, mexendo bem até ficar uma massa homogênea. Deixe esfriar. Acrescente as claras e a gema, uma a uma, intercalando com a massa de queijo. Sove bem após cada adição, para que a massa incorpore os ingredientes. Junte as duas colheres de sopa de grãos e sove mais um pouco a massa. Unte a mão com óleo para enrolar os pães de queijo. Coloque-os em uma assadeira, leve ao forno médio preaquecido e asse até dourar. Se quiser congelá-los, é só colocar a forma com as bolinhas direto no congelador. Só depois de congelados, guarde os pães em um saquinho ou potes fechados.

 

PÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

(rende 1 forma de pão)

paosemgluten.jpg

Ingredientes

250 ml de água

1 ovo grande

70 ml de azeite de oliva

30 g de açúcar refinado ou demerara triturado

7 g de sal

200 g de farinha de arroz

100 g de fécula de batata

25 g de polvilho doce

4 g de goma xantana

5 g de fermento biológico seco instantâneo

Ovo para pincelar

Óleo e farinha de arroz para unta

 

Preparo

Em uma tigela, coloque a água, o ovo, o azeite, o açúcar e o sal, misture e reserve. Em outra tigela, coloque os ingredientes secos restantes. Misture-os muito bem. Em seguida, despeje os ingredientes reservados sobre os ingredientes secos e bata muito bem com o auxílio de um fouet ou na batedeira com o batedor globo. Acomode a massa em uma forma para pão untada com óleo e farinha de arroz, alisando-a com uma colher molhada. Deixe fermentar até dobrar o volume. Bata o ovo e pincela a massa. Asse no forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 35 a 40 minutos, ou até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo. Para dar um sabor mais aromático à receita, experimente acrescentar 5 dentes de alhos triturados e uma pitada de orégano seco.

 

PÃO FUNCIONAL DE MANDIOCA

(rende 6 unidades)

paofuncional.jpg

Ingredientes 

150 g de mandioca (aipim) cozida e amassada

2 colheres (sopa) de farinha de quinoa

2 ovos

200 ml de iogurte sem lactose ou leite vegetal

1 colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal light

Gergerlim branco e preto para polvilhar

 

Preparo

Em um recipiente, coloque os ingredientes aos poucos e mexa suavemente. Coloque em forminhas de muffin untadas e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por aproximadamente 20 minutos. Polvilhe o gergelim sobre os pãezinhos e sirva.

Receita publicada na revista Gastronomia – edição Pães. Você acessa a edição completa aqui. Foto Rogério Voltan/ Produção Camile Comandini/ Culinarista Janaina Resende. Acesse todas as edições no app Angeloni para tablets (iOS e Android).

No Angeloni você encontra tudo para suas receitas. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário