30/12/2011

SAUVIGNON BLANC

Uva produz vinhos ideais para serem degustados no verão

O blog Angeloni inicia hoje uma série de posts sobre tipos específicos de vinhos. Neles, você poderá saber ainda mais sobre as características exclusivas das uvas e vinhos, além de combinações e curiosidades. E, para começar, nada melhor do que falar sobre a variedade da fruta responsável por alguns dos mais interessantes vinhos brancos do mundo: a Sauvignon Blanc.

Com vestígios de sua origem em Bordeaux, na França, a uva costuma produzir vinhos com personalidade forte, intensamente frutados, e às vezes com notas minerais. Sua característica mais marcante é a elevada acidez, o que confere aos vinhos produzidos com a uva um agradável frescor. Os sabores e aromas encontrados com maior frequência são os de frutas cítricas e de maracujá, com toques herbáceos, tais como grama recentemente cortada, aspargos e groselhas brancas.

A Sauvignon Blanc pode ser vinificada com ou sem tratamento em carvalho, dando origem a vinhos bastante diferentes. A leveza, o frescor e a as notas cítricas são suas características mais apreciadas. “Por esse motivo os vinhos produzidos com a ela são perfeitos para serem degustados em dias mais quentes, como os do nosso verão ”, segundo Arthur Azevedo, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers e consultor da rede Angeloni.

Com temperatura ideal para ser consumido em torno dos 10°C, os vinhos de  Sauvignon Blanc se harmonizam perfeitamente com sushi, sashimi, queijo de cabra fresco, frutos do mar e peixes delicados.

As melhores áreas de cultivo estão localizadas em locais de clima mais frio, tanto na Europa quanto em países do chamado Novo Mundo, tais como Nova Zelândia, Chile e África do Sul.

Arthur Azevedo recomenda alguns rótulos presentes nas adegas da Rede Angeloni para quem quiser aproveitar o calor do verão brasileiro para provar bons vinhos.

Kauri Bay – Nova Zelândia

Bird – Nova Zelândia

MontGras Amaral – Chile

Plaisir de Merle – África do Sul

Morandé Pionero - Chile

Hill & Dale – África do Sul

Castillo-Viejo – Uruguai

Deixe seu comentário