05/04/2019

Torta de banana com caramelo de Sticky Toffee Pudding

Quem disse que não é possível fazer uma sobremesa com cerveja? Esta deliciosa torta com recheio de bananas é finalizada com um caramelo feito com a cerveja Sticky Toffee Pudding. Esta cerveja artesanal tem coloração escura e aromas doces de torta de caramelo e biscoito, como a tradicional sobremesa inglesa, mas sem ser excessivamente doce. Uma combinação sublime e que vai ser difícil recusar.

INGREDIENTES

PARA A TORTA

¾ de xícara (chá) de farinha com fermento

2 colheres (sopa) de manteiga com sal

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

2 ovos

1 xícara (chá) de leite integral

1 colher (chá) de canela em pó

Manteiga e farinha para untar a forma 4 bananas

PARA O CARAMELO DE CERVEJA

1 colher (sopa) de mel

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de cerveja Sticky Toffee Pudding

PREPARO

PREPARANDO A TORTA

Em uma tigela, misture a farinha, a manteiga e o açúcar. Mexa com os dedos formando uma farofa. Reserve. Bata os ovos com o leite e a canela. Unte uma forma de torta com manteiga e farinha. Forre a forma com metade da farofa. Adicione, com cuidado, metade da mistura líquida. Distribua o restante da farofa e o restante do líquido. Acomode as bananas cortadas em metades sobre a torta. Asse em forno preaquecido em temperatura média (200 °C) por cerca de 40 minutos, ou até a massa crescer e dourar. Sirva com a calda de caramelo.

PREPARANDO O CARAMELO

Coloque os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até espessar. Deixe esfriar antes de servir.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Nobreza nos detalhes. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário