22/01/2020

Torta de figo com mel e baunilha em massa de amêndoas

Figos em calda já são iguarias prontas para serem apreciadas, mas aqui aparecem enriquecidos no recheio de uma encantadora torta doce, com massa feita de farinha de amêndoas e manteiga. O recheio de figos leva ainda essência de baunilha e amêndoas, que conferem uma interessante textura. O mel acrescenta mais doçura e brilho à torta, além do seu perfume característico.

Ingredientes

PARA O RECHEIO

 

250 ml de leite

250 ml de creme de leite

1 colher (chá) de essência de baunilha

12 xícara (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de manteiga

2 ovos

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

 

PARA A MASSA

 

170 g de farinha de trigo

12 xícara (chá) de farinha de amêndoas

1 colher (chá) rasa de sal

200 g de manteiga sem sal em

temperatura ambiente

1 ovo

2 colheres (sopa) de mel

4 colheres (sopa) de água

 

PARA A MONTAGEM

 

1 lata de figos em calda(ou 200 g de figos frescos)

12 xícara (chá) de amêndoas em lascas

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

 

Preparo

PREPARANDO O RECHEIO

Ferva o leite e o creme de leite com metade do açúcar, a essência de baunilha e toda a manteiga. Em uma tigela separada, bata os ovos, a farinha e a outra metade do açúcar. Coloque um pouquinho do leite fervido na mistura e mexa, coloque mais um pouco e depois despeje a mistura na panela do leite. Cozinhe mexendo sempre até atingir o ponto desejado. Cubra com filme plástico para não criar nata e reserve.

 

PREPARANDO A MASSA/MONTAGEM

Em uma tigela, despeje as farinhas e o sal. Misture a manteiga com os dedos, até obter uma textura de farofa. Adicione o ovo e o mel e misture a água aos poucos, até dar o ponto. Trabalhe a massa formando uma bola. Cubra e deixe descansar em geladeira por cerca de 20 minutos. Unte a forma de torta com manteiga e espalhe a massa uniformemente, com os dedos ou abrindo com um rolo e acomodando sobre a forma. Despeje o creme sobre a massa e disponha os figos cortados em metades. Asse por 30 minutos em forno preaquecido em temperatura média (180°), ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Antes de servir, toste as lascas de amêndoas em frigideira seca e distribua sobre a torta. Polvilhe o açúcar de confeiteiro antes de servir.

 

RENDIMENTO: 1 torta média

Além do figo em calda, a receita também pode utilizar figos cristalizados ou glaceados

Deixe seu comentário