23/05/2019

Torta de palmito com farinhas de castanha-de-caju e amaranto

A farinha de castanha-de-caju possui um sabor mais neutro que sua similar, a farinha de amêndoas. Nesta receita de massa de torta, ela ganha liga com a adição do ovo e da manteiga e ainda conta com a farinha de amaranto, um superalimento rico em proteínas. A combinação das duas farinhas faz desta torta uma refeição muito nutritiva. No recheio, o palmito recebe a companhia do catupiry, que envolve os ingredientes com cremosidade e sabor.

INGREDIENTES

PARA O RECHEIO

1 colher (sopa) de manteiga

2 cebolas picadas

2 tomates picados

1 colher (sopa) de farinha de trigo

500 ml de leite integral

1 pote (300 g drenado) de palmito picado

300 g de requeijão tipo catupiry

Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 colheres (sopa) de salsinha picada

PARA A MASSA

1 ovo

50 g de manteiga

200 g de farinha de castanha-de-caju

100 g de farinha de amaranto

PREPARANDO O RECHEIO

Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a cebola e o tomate. Quando estiverem macios, salpique a farinha e mexa bem. Deixe dourar levemente e aos poucos adicione o leite, mexendo bem. Coloque o palmito e o requeijão e cozinhe até obter um creme denso. Ajuste o sal e a pimenta, desligue o fogo e inclua a salsinha. Espere esfriar um pouco para rechear as tortinhas.

PREPARANDO A MASSA

Misture todos os ingredientes. Junte mais farinha caso não fique muito firme. Forre as forminhas com a torta, apertando e moldando. Recheie e asse em forno preaquecido em temperatura média (180 °C) até dourar (cerca de 15 minutos).

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. O Trivial que Surpreende. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário