06/06/2019

Tortinhas de pêssego em calda com merengue e massa sablé

O pêssego em calda é uma das conservas de fruta mais populares e versáteis que existem. Com ele é possível fazer tortas doces, mousses, pavês e até mesmo drinques. Nesta receita, preparamos forminhas com massa sablé, que tem textura arenosa e desmancha na boca. No recheio, utilizamos creme para acomodar as fatias de pêssego, compondo um bonito desenho. Finalizamos com uma coroa de merengue brulée, queimado com a ajuda de um maçarico.

 

INGREDIENTES

PARA A MASSA

1 xícara (chá) de farinha de trigo

100 g de manteiga sem sal gelada

½ xícara (chá) de açúcar

1 ovo

PARA O RECHEIO

2 xícaras (chá) de leite

4 colheres (sopa) de açúcar

2 gemas de ovo

2 colheres (sopa) de amido de milho

1 colher (chá) de noz-moscada ralada

1 lata de pêssegos em calda

PARA O MERENGUE

1 clara de ovo

2 colheres (sopa) de açúcar

PREPARO

PREPARANDO A MASSA

Misture a farinha e a manteiga com os dedos at. obter uma farofinha. Junte o açúcar e o ovo e mexa bem. Ajuste a consistência da massa acrescentando mais farinha se necessário. Cubra e deixe descansar por 15 minutos na geladeira. Retire a massa da geladeira, abra com um rolo e cubra as formas individuais previamente untadas com manteiga e farinha. Cubra as formas com papel-alumínio, despeje feijões e asse em forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por cerca de 15 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar antes de retirar o alumínio com os feijões. Quando estiverem frias, recheie.

PREPARANDO O RECHEIO

Misture o leite, o açúcar e as gemas e leve ao fogo baixo. Adicione o amido de milho diluído em um pouco de água e a noz-moscada e cozinhe mexendo at. engrossar. Deixe esfriar e recheie as tortas. Corte os pêssegos e coloque sobre o creme. Cubra com o merengue e queime a superfície do merengue com maçarico antes de servir.

PREPARANDO O MERENGUE

Bata a clara em neve e, quando estiver firme, acrescente o açúcar e misture. Coloque colheradas sobre as tortas.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. O Trivial que Surpreende. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário