27/12/2018

Tradição mediterrânea

Deleite-se com esta gostosa receita de costela de cordeiro ao forno com limão-siciliano e avelãs

 

 

A costela de cordeiro ganha o sabor marcante da canela e o perfume do limão-siciliano durante o preparo no forno. O alecrim arremata o assado com seu notável aroma. O risoto de abóbora traz uma bonita cor alaranjada e a cremosidade perfeita para acompanhar a carne. Para finalizar, avelãs tostadas criam um contraste de texturas e dão um gostinho amendoado a esse prato especial.

Costela de cordeiro com limão-siciliano, avelãs torradas e risoto de abóbora
(Rende 4 porções)

INGREDIENTES

PARA A COSTELA
6 dentes de alho picados
3 colheres (chá) de mel
3 colheres (chá) de azeite de oliva
¼ de xícara (chá) de suco de limão fresco
2 colheres (chá) de canela em pó
2 galhinhos de alecrim
1,5 kg de costela de cordeiro
2 limões-sicilianos cortados em metades
½ xícara (chá) de avelãs
Sal e pimenta-do-reino a gosto
PARA O RISOTO
500 ml de caldo de legumes
½ cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de abóbora cozida
2 xícaras (chá) de arroz arborio

120 ml de vinho branco

Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARANDO A COSTELA

Em uma tigela, misture o alho, o mel, o azeite, o suco de limão, a canela e as folhas do alecrim. Unte a costela com essa pasta e acomode-a sobre uma assadeira com o lado dos ossos virado para baixo. Deixe marinar por pelo menos 2 horas em geladeira. Preaqueça o forno em temperatura alta (220 °C). Coloque os limões cortados na assadeira com a polpa virada para baixo e distribua as avelãs sobre o cordeiro e na assadeira. Asse por 30 a 40 minutos, até estar dourado por fora e mal passada no centro. Tempere com o sal e a pimenta. Sirva com o risoto.

PREPARANDO O RISOTO
Em uma panela, mantenha o caldo em fogo baixo durante todo o preparo. Em outra, prepare o risoto. Refogue a cebola na manteiga sem deixar dourar. Junte a abóbora e mexa bem. Adicione o arroz e misture. Despeje o vinho branco e mexa até evaporar por completo. Coloque uma concha do caldo aquecido e mexa em fogo baixo até quase secar, misturando delicadamente. Repita essa operação concha por concha até o arroz estar cozido, mas firme (al dente). Tempere com o sal e a pimenta e sirva imediatamente.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Carnes para Celebrar. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário