12/08/2015

Trocas saudáveis – por Bela Gil

Trocar massa da trigo por ovos deixa a receita de panqueca muito mais saudável

Panqueca é um prato que me remete à infância. Panqueca de carne moída com azeitona e panqueca de frango desfiado com molho de tomate
eram especialidades da minha avó e enchiam a nossa barriga de alegria e a alma de amor. Estudando o poder dos alimentos para a manutenção da saúde, reinventei os pratos para juntar sabor, saúde e muitas pitadas de amor e afeto. Foi o que aconteceu com as panquecas. A massa era de farinha de trigo refinada, leite e ovos. Retirei a farinha e o leite, que me incomodavam, e deixei a massa só de ovos. Não imaginava que ficaria tão bom! A massa fina, saborosa e supermacia deixou a receita com um ar mais leve e pop. Coincidiu com a onda das receitas sem glúten e sem lactose que estão fazendo sucesso por aí… Então, melhor impossível! Quer dizer, o recheio de vegetais a deixa mais nutritiva, adicionando fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, e fechando a receita com chave de ouro! Espero que vocês gostem! No próximo post volto com novas receitas nutritivas e muito saborosas.

PANQUECA DE LEGUMES 

(porção para 10 pessoas)

Panqueca de ovos com legumes

Ingredientes

Para o recheio

2 dentes de alho picados

1 cebola grande cortada em tiras finas

3 colheres (sopa) de azeite

2 cenouras médias cortadas em tiras finas

200 g de vagem cortadas em tiras finas

200 g de ervilha torta cortadas em tiras finas

Sal marinho a gosto

1 colher (sopa) de água

Para a massa

5 ovos

1 pitada de sal marinho

1 colher (chá) de orégano

1 pitada de pimenta-do-reino

Azeite

Preparando o recheio

Refogue o alho e a cebola com o azeite até dourar. Acrescente os vegetais e o sal. Adicione a água, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.

Preparando a massa

Em uma tigela, misture os ovos, o sal, o orégano e a pimenta. Pincele uma frigideira com um pouco de azeite e adicione uma concha da massa de ovos. Gire a frigideira até formar um disco bem fino. Com a ajuda de uma espátula, vire a panqueca e deixe dourar por cerca de 30 segundos. Retire a massa do fogo e coloque em um prato. Repita o procedimento até terminar a massa de ovos. Enrole as panquecas com três colheres de recheio e sirva.

Reportagem publicada na revista Gastronomia ed. 18 – especial Vegetais. Fotografia: Rogério Voltan/Culinarista: Janaina Resende/Produção: Camile Comandini e Simone Dias. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs e Android.

No Angeloni você encontra tudo o que precisa para deixar suas refeições mais saborosas. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário