22/07/2011

Um jantar de realeza

Reviva a beleza do banquete de Vatel e sinta-se membro da nobreza

Glamour. Sofisticação. Três dias de festa, pratos que surgiram e se tornaram clássicos e casos de amor à gastronomia marcaram um dos jantares mais famosos e requintados do mundo: o banquete de Vatel.

François Vatel era Mestre dos Prazeres e das Festividades no castelo de Chantilly (aquele mesmo, que anos depois foi palco do casamento de Ronaldo e Daniela Cicarelli). Perfeccionista ao extremo, foi ele o escolhido para preparar um banquete especial para a realeza.

Além da variedade de pratos, os milhares de convidados eram cortejados com peças de Moliére e apresentações de dança. Ali o conceito de ‘servir à francesa’ começou, assim como, diz a lenda, foi na ocasião que Vatel inventou o chantilly (batizado em homenagem ao castelo).

Entretanto, o banquete não terminou muito bem: ao saber que teria de partir para Versalhes depois que seu patrão o ‘perdeu’ nas cartas, e que uma encomenda de peixes não havia sido entregue, Vatel se suicidou antes do prato principal ser servido no último dia.

A história deu origem ao filme “Vatel – um Banquete para o Rei”, com Gérard Depardieu no papel do excêntrico chef. O trailer (em inglês) pode ser visto no Youtube:

Confira, a seguir, algumas receitas servidas no banquete que você pode fazer em casa quando quiser se sentir da realeza.

ENTRADA

Melão com presunto Parma

Ingredientes:
1 melão maduto
250 g de presunto Parma fatiado
Limão (suco e em fatias)

Preparo:
Corte o melão em pequenos cubos e coloque as fatias de presunto em cima da fruta. Você pode fazer porções individuais usando palitos de madeira, ou servir no prato, com talheres. Tempere com limão espremido e pimenta-do-reino preta. Se quiser, coloque uma fatia de limão junto ao presunto

PRATO PRINCIPAL

Pernil de cordeiro

Ingredientes:
1 pernil de cordeiro de 2 a 2,5 kg
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal grosso
Pimenta do reino
1 garrafa de vinho branco seco
20 dentes de alho sem pele
Alecrim fresco (cerca de 10 galhinhos)
Tomilho fresco (cerca de 10 galhinhos)
5 folhas de louro
2 xícaras (chá) de água

Preparo:
Aqueça o forno. Tempere o pernil com sal e pimenta. Coloque no forno e doure bem de todos os lados. Quando estiver bem dourado, coloque o vinho e duas xícaras de água. Raspe o fundo e coloque os temperos no fundo da travessa. Coloque o pernil por cima, cubra com folha de alumínio, abaixe o fogo e cozinhe por 3 horas e meia. Tire a folha de alumínio, vire o pernil e leve de volta por mais 3 horas e meia.

SOBREMESA

Bomba de morango

Ingredientes:

Massa:
5 colheres (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos levemente batidos

Recheio:
2 xícaras (chá) de morango picado
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de maisena
cobertura:
200 g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria

Preparo:
Massa: leve ao fogo uma panela com a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e 120 ml de água. Assim que ferver, retire e junte a farinha peneirada, de uma vez só, misturando até ficar homogêneo. Volte ao fogo, mexendo sem parar até soltar da panela. Transfira para uma tigela e deixe amornar um pouco. Junte os ovos batidos, pouco a pouco, batendo por 5 minutos, ou até obter uma massa homogênea. Transfira para um saco de confeiteiro com bico chato de 1 cm de diâmetro. Ligue o forno à temperatura média. Unte duas formas grandes com a manteiga reservada e faça 15 tiras de massa de 8 cm de comprimento, deixando espaço entre elas. Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar. Retire do forno, faça um furo nas extremidades de cada bomba e deixe esfriar.

Recheio: bata no liquidificador os morangos, o açúcar, o leite e a maisena. Leve para cozinhar, sem parar de mexer, até obter um creme encorpado. Deixe amornar e transfira para o saco de confeiteiro, com bico redondo. Coloque o recheio nas bombas, fazendo pressão até sair do outro lado. Cubra com o chocolate e deixe descansar até o chocolate endurecer. Se preferir, decore com morangos.

Dica: assim como Vatel, incremente a receita e sirva com sorvete de morango


2 comentários

  • juliano - 25 de julho de 2011

    Vou tentar servir um jantar de realeza lá em casa, depois conto como foi. Vou tentar prato principal e a sobremesa.


  • Karoline - 26 de julho de 2011

    Perfeito, de dar água na boca!!
    E a entradinha de melão com presunto parma super fácil de fazer e ótima em qualquer ocasião!


Deixe seu comentário