07/09/2017

UM NHOQUE DIFERENTE

Um encorpado molho de carne de costela e a finalização na frigideira tiram esta receita do lugar-comum

Nhoque com carne desfiada ao molho demi-glace

(rende 6 porções)

 

PARA O MOLHO DEMI-GLACE

1,5 kg de costela bovina com osso

2 cebolas

2 cenouras

1 tomate

2 l de água

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

PARA O NHOQUE

4 batatas

1 ovo

1 xíc. (chá) de semolina + o suficiente para amassar

Sal a gosto

 

MONTAGEM

1 xíc. (chá) de tomates-cereja

¼ de xíc. (chá) de azeite de oliva

Salsinha picada

 

PREPARANDO O MOLHO DEMI-GLACE

Separe a carne dos ossos e reserve a carne. Em uma assadeira, disponha os ossos, as cebolas, as cenouras e o tomate. Asse em temperatura alta (200 °C) por cerca de 20 minutos, ou até dourar bem. Transfira o conteúdo da assadeira para uma panela, coloque a água e cozinhe em fogo baixo por 4 horas. Coe, reservando o caldo.

 

PREPARANDO A CARNE

Adicione a carne ao molho demi-glace coado e cozinhe em fogo baixo (160 °C) por 2 horas, ou até a carne ficar macia, e o molho, espesso. Ajuste o tempero com sal e pimenta. Reserve.

 

PREPARANDO O NHOQUE

Cozinhe as batatas em água fervente até ficarem macias. Escorra, descasque, esmague como purê e adicione o ovo. Amasse bem, adicionando aos poucos a semolina até obter uma massa homogênea e maleável. Tempere com sal. Corte a massa em partes e forme tiras. Corte pequenos pedaços das tiras formando os nhoques. Cozinhe em água fervente até os nhoques boiarem. Escorra e reserve.

 

MONTAGEM

Em uma frigideira grande, salteie os tomates-cereja no azeite. Adicione os nhoques cozidos e salteie. Desligue o fogo e adicione o molho de carne. Misture com cuidado e finalize com a salsinha picada.

 

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição O Quente do Inverno. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário