25/10/2018

Uma massa caseira sem glúten

Este talharim de massa delicada é preparado com farinha de arroz e espinafre, que lhe confere colorido e sabor especiais

Uma massa diferente, que nem leva ovos, e que substitui a farinha de trigo pela de arroz, rica em fibras. Além de não conter glúten, esse talharim vem enriquecido com o poderoso espinafre, famoso por sua alta gama de proteínas, fibras, zinco e vitaminas, como a niacina e a vitamina K, importante na manutenção da saúde dos ossos. O condimentado molho de tomate com camarão e cogumelos envolve a massa, enquanto a flambagem dos camarões finaliza a receita com técnica e sofisticação.

Talharim verde com camarão ao molho de tomate picante

(Rende 4 porções)

PARA O TALHARIM

1 maço de espinafre (somente as folhas)

½ colher (café) de sal marinho

4 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de psyllium

1 xícara (chá) de farinha de arroz branco fina

2 xícaras (chá) de fécula de batata

¼ de xícara (chá) de polvilho doce

½ colher (café) de goma xantana
PARA O MOLHO DE TOMATES

¼ de xícara (chá) de azeite de oliva

1 cebola média picada

4 dentes de alho picados

3 kg de tomates picados sem pele e sem sementes

500 g de camarões descascados

200 g de cogumelo champignon fresco fatiado

Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

¼ de xícara (chá) de vinho branco

1 pitada de curry amarelo

1 pitada de páprica picante

Ervas frescas picadas a gosto: manjericão basílico, salsinha e tomilho

Parmesão ralado

 

PREPARANDO O TALHARIM

Refogue o espinafre com um fio de azeite. Retire do fogo, coloque em uma peneira e drene para escorrer toda a água. No liquidificador, bata o espinafre refogado, o sal, o azeite e a água. Retire do liquidificador e adicione o psyllium para hidratar. Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha, abra um buraco no centro e adicione a mistura líquida aos poucos. Se for preciso, adicione mais água aos poucos até dar o ponto (ela deverá ficar lisa e homogênea). Embale a massa em filme plástico e deixe descansar por 15 min. Polvilhe uma mesa lisa com farinha de arroz e com um cilindro de abrir macarrão abra a massa, sempre polvilhando e virando para que não grude. Faça retângulos de massa, enrole-os e corte com a faca na espessura de 2 cm. Coloque água com sal para ferver e cozinhe por 4 a 8 min. ou até ficar al dente.

PREPARANDO O MOLHO

Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione os tomates e tempere a gosto. Deixe cozinhar por 20 min. para apurar bem e reserve. Regue uma frigideira com azeite, adicione os camarões, os cogumelos, o sal e a pimenta. Flambe com vinho branco, salpique o curry, a páprica, as ervas e adicione ao molho de tomates. Coloque a massa cozida diretamente no molho de tomates, salpique parmesão por cima e decore com manjericão.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Sem Restrição de Sabor. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário