24/04/2015

Vegetais ao forno

Normalmente relegados a segundo plano, legumes e verduras ganham sabor especial ao serem assados

Saindo do posto de coadjuvantes e se tornando protagonistas das receitas, os vegetais ganham novos sabores, aromas e possibilidades quando vão ao forno.  Como entradas, acompanhamentos, pratos principais ou sobremesas, esses alimentos se transformam em receitas ora clássicas ora inusitadas, que passam longe do lugar-comum. É o caso do pimentão recheado, que se transforma ao ser incrementado com aliche, tomilho e alho, mas também vai bem com carne, em uma versão mais tradicional.

Abaixo você confere essa e outras receitas de vegetais no forno:

Pimentões recheados

(porção para 6 pessoas)

Para os pimentões

6 pimentões vermelhos

 Para o recheio

500 g de tomates

½ xícara de folhas de tomilho fresco

10 azeitonas verdes sem semente picadas

3 dentes de alho picados

Sal e pimenta-do-reino a gosto

15 filés de aliche

100 ml de azeite

Folhas de manjericão para decorar

 Preparando os pimentões

Preaqueça o forno em fogo baixo. Corte os pimentões ao meio, de forma que eles fiquem em pé. Retire as sementes e as partes brancas e coloque-os em uma assadeira, com a parte vazia virada para cima.

 Preparando o recheio

Corte os tomates em pedaços bem pequenos. Em uma travessa, coloque os tomates e junte o tomilho, as azeitonas e o alho –deixe um pouco de tomilho para colocar por cima. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Pegue os pimentões que foram assados e recheie com essa mistura. Em cada uma das metades dos pimentões, coloque um filé de aliche –se preferir, pode picar o filé. Regue os pimentões recheados com azeite e leve novamente para assar por cerca de 30 minutos. Tire do forno, jogue o tomilho e as folhas de manjericão e sirva.

 Portobello recheado

(porção para 6 pessoas)

Para o cogumelo

12 cogumelos portobello (ou outro tipo grande) limpos e cortados

50 ml de azeite extravirgem

Para o recheio

50 g de manteiga

1 echalota grande (cebola branca) picada

2 dentes de alho picados

8 fatias de bacon em pedaços pequenos

300 g de shitake picado

1 maço de tomilho

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 limão-siciliano para temperar

Preparando o cogumelo

Corte os talos dos cogumelos e reserve para usar no recheio. Em seguida, retire a parte interna escura do portobello com uma colher. Reserve esses cogumelos ocos para serem recheados.

 Preparando o recheio

Pique as pontas dos talos em pedaços e reserve. Derreta a manteiga em uma frigideira e, em seguida, acrescente as cebolas e o alho, junte o bacon e refogue em fogo médio, mexendo sempre, até o bacon ficar dourado. Acrescente os talos e os shitakes picados à frigideira e refogue por mais 5 minutos. Pegue as folhas de metade do maço de tomilho, leve à panela e misture ao refogado. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Acrescente a salsa e esprema um pouco de limão. Desligue o fogo e reserve.

Montagem

Preaqueça o forno a 160 ºC. Disponha as tampas do portobello para rechear, com a cavidade para cima, em uma assadeira. Recheie com os cogumelos refogados e cubra com as tampas reservadas. Você obterá algo parecido com hambúrgueres de cogumelo. Regue com azeite, espalhe os ramos de tomilho restantes e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno até dourar. Sirva morno.

Produção: Prato, IDEIA ÚNICA/ guardanapo, ROUPA DE MESA, moedor de pimenta, M. DRAGONETTI/ faca, TOK & STOK

Lasanha de berinjela

(porção para 2 pessoas)

Para a lasanha

2 berinjelas grandes cortadas em rodelas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 caldo de legumes dissolvido conforme a embalagem

Para o creme de ricota

250 g de ricota peneirada

4 colheres (sopa) de leite desnatado

Manjericão fresco picado, sal e pimenta a gosto

Para o molho de tomate

4 tomates maduros grandes e picados

1 cebola ralada e 2 dentes de alho espremidos

3 colheres (sopa) de manjericão fresco picado

2 colheres (sobremesa) de sal

Preparando as berinjelas

Espalhe as fatias de berinjela em uma assadeira, temperando os dois lados com sal. Deixe descansar por 30 minutos. Lave as fatias e seque-as com papel toalha. Passe-as pelo caldo de legumes dissolvido. Leve-as ao forno a 180 ºC por 20 minutos ou até dourarem, virando-as na metade do tempo.

Preparando o creme de ricota

Em uma tigela, misture a ricota e o leite até obter um creme. Acrescente o manjericão fresco e tempere com o sal e a pimenta.

Preparando o molho

Leve todos os ingredientes e cozinhe até o tomate ficar macio. Bata no liquidificador e passe na peneira. Leve novamente ao fogo e deixe apurar.

Montagem

Alterne camadas de berinjela e creme de ricota em um refratário. Finalize com a berinjela. Acrescente o molho de tomate por cima. Tampe o refratário com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido até esquentar.

Reportagem publicada na revista Gastronomia Angeloni, edição Vegetais: Cores e Sabores. Você acessa a versão completa aqui. Você também pode acessar nossas revistas pelo tablet, em versões para iOs http://bit.ly/1oyYb8C e Android http://bit.ly/1lSoV26

No Angeloni você encontra tudo para deixar sua cozinha mais saudável. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário