09/11/2017

VERSÃO TURBINADA

Um quibe de forno com um recheio feito para impressionar: refeição que não precisa nem de acompanhamentos

Um dos truques desta receita é que ela não utiliza a carne crua, mas já refogada em azeite. Assim, tanto o trigo quanto as ervas e os temperos são incorporados à carne ainda quente,

o que diminui o tempo de forno. O recheio, feito com uma mistura de ricota, espinafre, champignon e alho-poró douradinho no azeite, garante os nutrientes que fazem desta receita uma refeição completa. Leve uma saladinha de folhas e pronto! O almoço está servido.

Dica: hidrate o trigo usando 1 xícara e meia de água morna para cada xícara de trigo. Com essa proporção, o trigo absorverá toda a água e você nem precisará espremer para retirar o excesso

Quibe de forno recheado de ricota, cogumelo e espinafre

(rende 6 porções)

 

INGREDIENTES

PARA O RECHEIO

200 g de ricota ralada

Sal e pimenta síria

¼ de xíc. (chá) de azeite de oliva

2 alhos-porós fatiados

2 dentes de alho picados

1 maço de espinafre higienizado, folhas soltas e talos picados

200 g de champignon fresco fatiado

¼ de xíc. (chá) de salsinha picada

 

PARA O QUIBE

500 g de carne moída

½ xíc. (chá) de azeite de oliva + um pouco para untar

2 cebolas roxas cortadas em cubos pequenos

¼ de xíc. (chá) de salsinha

¼ de xíc. (chá) de hortelã

¼ de xíc. (chá) de cebolinha picada

1 xíc. (chá) de trigo para quibe hidratado

Sal e pimenta síria a gosto

1 xíc. (chá) de castanhas-do-pará tostadas e picadas

PREPARANDO O RECHEIO

Em uma peneira, passe a ricota ralada com uma colher de sopa até que fique lisa. Tempere com sal e pimenta. Em uma panela grande, coloque no azeite de oliva o alho-poró e o alho até dourar. Adicione o espinafre e o cogumelo, salteie por alguns minutos, acrescente a salsinha e corrija os temperos. Misture à ricota e reserve.

PREPARANDO O QUIBE

Refogue a carne em um fio de azeite até dourar. Retire do fogo e adicione a cebola, as ervas, o trigo, os temperos e o restante do azeite. Unte uma assadeira retangular com um fio de azeite, espalhe metade da massa e aperte bem. Cubra com o recheio e finalize com o restante da massa.

Salpique as castanhas e asse por 20 minutos em forno preaquecido a 200°C. Você pode fazer versões individuais: ao montar, faça pequenos discos de massa, coloque um pouco de recheio dentro e cubra com mais massa, fechando bem.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Me Leve com Você. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário