03/08/2017

IRRESISTÍVEL COMBINAÇÃO

Das cores fortes à decoração com frutas frescas, uma sobremesa sofisticada e com bela apresentação

 

Chocolate e frutas vermelhas se tornaram uma combinação imbatível. E ficam melhores ainda nesta receita que utiliza o chocolate amargo e o cacau, que preservam as características antioxidantes e os fitonutrientes benéficos do fruto bruto. Mas a surpresa desta receita fica por conta das presenças do tofu e do leite vegetal no preparo da mousse. Esses ingredientes dão um sabor especial e se complementam com a calda de frutas. A massa leva ainda tâmaras e óleo de coco, que conferem um sabor marcante a este doce.

Dica: as frutas vermelhas podem ser substituídas por damasco seco, compondo uma bela variação para esta deliciosa sobremesa.

Tortinhas de mousse de chocolate com calda de frutas vermelhas

(rende 12 unidades)

PARA A MASSA

50 g de castanhas-de-caju torradas

70 g de tâmaras sem caroço picadas

10 g de cacau em pó 100%

10 g de óleo de coco

PARA A MOUSSE

130 g de chocolate amargo sem leite

100 g de tofu firme em temperatura ambiente

100 ml de leite vegetal

50 g de melado de cana

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 pitada de sal

Frutas vermelhas (framboesa, amora, mirtilo) para decorar

PARA A CALDA

100 g de frutas vermelhas

50 ml de água

80 g de açúcar demerara

PREPARANDO A MASSA

Em um processador, triture as castanhas e as tâmaras. Acrescente o cacau e o óleo de coco e misture na função pulsar. Unte miniformas (de aproximadamente 8 cm) com a lateral removível e distribua a massa, pressionando apenas no fundo da forminha. Reserve.

PREPARANDO A MOUSSE

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (mexendo a cada 30 segundos até completar 2 minutos, ou até que esteja totalmente derretido). No liquidificador ou processador, bata o tofu com o leite vegetal, o melado, o extrato de baunilha e o sal. Acrescente o chocolate derretido e bata até formar um creme liso e homogêneo. Despeje a mousse nas forminhas e leve ao freezer por, no mínimo, 1 hora. Decore com as frutas vermelhas e despeje a calda apenas na hora de servir.

PREPARANDO A CALDA

Leve ao fogo as frutas vermelhas com a água e o açúcar. Após levantar fervura, mexa por cerca de 5 minutos, ou até atingir uma consistência mais viscosa. Leve à geladeira por 30 minutos no mínimo.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Estilo Vegetariano. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário