26/04/2018

TORTA RÚSTICA

As galettes têm bordas que recobrem parte do recheio, conferindo um visual artesanal com uma bonita crosta dourada

Esta receita de galette combina a farinha de amêndoas e o polvilho azedo em uma inesperada massa de torta salgada, temperada com orégano. O preparo do recheio é rápido e prático, valendo-se da utilização da caponata pronta. O creme de queijo vem envolver todos os ingredientes e trazer ainda mais beleza com o gratinado que se forma na crosta. Uma receita com ares campestres que vai deixar aquela refeição trivial com cara de piquenique.

 

Galette com caponata e  creme de queijo gratinado

(Rende 1 Galette média)

PARA A MASSA

1 e ½ xícara (chá) de farinha de amêndoas

½ xícara (chá) de polvilho azedo

1 tablete de manteiga, picado

Orégano seco a gosto

1 ovo

1 pitada de sal

PARA O RECHEIO

1 colher (sopa) de amido de milho

300 g de creme de leite

4 colheres (sopa) de queijo ralado

Noz-moscada a gosto

Sal a gosto

Salsinha a gosto

1 xícara (chá) de caponata pronta

½ xícara (chá) de alcachofra em conserva picada

PREPARO

Com as mãos ou com um processador, misture a farinha de amêndoas, o polvilho e a manteiga. Quando estiver com uma textura de farofa, adicione o orégano, o ovo e o sal e misture até a massa se aglomerar e firmar. Cubra a massa e reserve em geladeira. Misture o amido, o creme de leite e o queijo ralado. Leve ao fogo baixo e mexa até ficar cremoso. Tempere com a noz-moscada, o sal e a salsinha e deixe esfriar enquanto abre a massa. Abra a massa sobre um papel-manteiga. Passe o rolo deixando uma forma circular. Distribua o creme no centro, deixando dois dedos de massa livres para formarem a borda. Distribua a caponata e a alcachofra sobre o creme e dobre as bordas, evitando que o creme vaze. Transfira cuidadosamente a massa, ainda sobre o papel-manteiga, para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180 °C para assar por cerca de 25 minutos, ou até dourar.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Mercearia Essencial. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Cláudia Pixu/ Culinarista: Tatu Damberg. 

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário