05/04/2018

TRADIÇÃO E SABOR

Uma quiche de massa integral que traz um recheio que sempre agrada: cogumelos envoltos em um robusto creme

 
Uma torta deliciosa e que não leva carne: esta é a quiche de cogumelos. Embora seja um prato tradicional da gastronomia francesa, a quiche tem sua origem disputada também pelos alemães, que alegam que o nome “quiche” viria da expressão “kuchen”, que significa “torta”. Seja qual for a sua origem, o fato é que essa receita incrementa ainda mais o sabor dos cogumelos ao juntar as ervas finas típicas da culinária da Provence, região da França. Para tornar esse recheio ainda mais gostoso, queijo emmental, creme de leite fresco e ovos. As gemas conferem cor e sabor, enquanto as claras garantem a sustentação do recheio.

Quiche integral de cogumelos com creme

(Rende 1 quiche média)

PARA A MASSA

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

½ tablete de manteiga com sal

2 ovos

PARA O RECHEIO

4 ovos

250 ml de creme de leite fresco

1 cebola pequena ralada

250 g de queijo emmental ralado

2 colheres (sopa) de ervas finas secas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

350 g de champignon em conserva

PREPARO

Prepare a massa misturando bem todos os ingredientes, até obter uma mistura homogênea. Reserve. Para o recheio, misture os ovos ao creme de leite e adicione a cebola, o queijo e as ervas. Tempere com sal e pimenta e por fim adicione o champignon. Unte uma forma de

quiche de aproximadamente 20 cm e molde a massa cobrindo todo o fundo e as laterais. Despeje o recheio sobre a massa e asse em forno preaquecido em temperatura média (180 °C) por cerca de 30 minutos, ou até dourar.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Mercearia Essencial. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Cláudia Pixu/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário