19/07/2011

A nova geração de televisores que se conectam à Internet

Na década de 50, surgiu a TV em cores. No fim dos anos 90, surgiram as TVs de plasma. Até pouco tempo, o LCD LED era a grande novidade. Agora, em 2011, a próxima evolução dos televisores não está na tecnologia da sua tela, mas nos recursos e serviços que ela pode oferecer.

Com o boom da web e dos sites de vídeos como o Youtube, os fabricantes perceberam que as pessoas não queriam mais ficar limitadas às grades de horários das emissoras. O conteúdo hoje está na web, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.

É por isso que, em tão pouco tempo, os televisores que podem ser conectados à web já viraram uma realidade no Brasil e no mundo. Apesar de ainda ter cara de novidade, cerca de 20% das TVs de tela fina do país já se conectam à Internet – número semelhante ao do mercado mundial, onde elas representam 21%.

LG e Samsung são as líderes do ramo, que também tem outras grandes empresas como Sony e Philips oferecendo serviços cada vez mais completos de acesso à web em seus aparelhos.

Precisaríamos escrever um livro para detalhar cada um dos serviços oferecidos por cada empresa hoje em dia mas, de forma geral, as TVs mais modernas permitem se conectar às redes sociais como Twitter e Facebook; assistir a vídeos de lojas virtuais como a Saraiva Digital ou NetMovies, sob demanda;ver a previsão do tempo e ler notícias em portais, além de acessar jogos simples e conteúdo educativo.

Elas podem se conectar pela rede Wi-Fi da sua casa ou por um cabo.  Mas se você não tem uma TV com esse tipo de serviço, existem outras soluções. Alguns Blu-rays da LG e da Sony, por exemplo, também se conectam à internet, oferecendo os mesmos aplicativos para que possam ser visualizados na sua TV, seja ela qual for.

Hoje, esses recursos ainda estão limitados aos aparelhos mais caros, top de linha. Mas tudo aponta para que, nos próximos anos, isso venha a se tornar um padrão de mercado.

E você, compraria uma TV conectada?

2 comentários

  • paulo eduardo ferreira meneses - 30 de julho de 2011

    UM SONHO DE CONSUMO PARA QUALQUER PESSOA…


  • Derpelino Manolo Trolinger - 6 de setembro de 2011

    Já sei oque vou pedir no Natal!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK’


Deixe seu comentário