27/09/2011

Conheça todas as novidades do Windows 8

Recentemente, a Microsoft apresentou em Seattle, em uma conferência voltada para desenvolvedores, as principais novidades do Windows 8, o sucessor do sistema operacional mais utilizado do mundo em desktops.

A grande novidade, no entanto, é que o Windows 8 não será “apenas” um sistema operacional para desktops, como seus antecessores. Ele também terá seu código e interface otimizados para o uso em tablets.

Mas o que há de novo no Windows 8?

MUITA coisa. A parte boa é que a Microsoft já liberou uma versão Preview para os mais curiosos, que pode ser baixada aqui. Mas se você ainda não teve tempo ou não pretende testar o sistema, continue lendo para conhecer mais sobre ele.Interface Metro

Você já deve conhecer a interface Metro, a mesma utilizada nos smartphones baseados no Windows Phone 7. A Microsoft decidiu trazer esse mesmo conceito para o Windows 8, com blocos chamados “Tiles”, que exibem o conteúdo de uma forma dinâmica, diferentemente dos ícones estáticos de programas que estamos habituados a ver no Android, iOS ou mesmo nos sistemas para desktops.


Esses “tijolos” são ótimos para telas touch. Aliás, a interface Metro é toda otimizada para touchscreen, o que faz todo o sentido no caso dos tablets. Mas e os bons e velhos desktops?

Interface desktop

A interface “clássica” para desktops também está no Windows 8. Com um clique (ou toque), você pode alternar entre uma interface e outra, sem problemas. Assim, se estiver apenas navegando na web, lendo e-mails ou jogando, pode usar a interface Metro, que oferece uma experiência imersiva. Se precisar abrir muitos aplicativos para trabalhar, alterne para a interface desktop.

O melhor dos dois mundos

Com isso, a Microsoft tenta unir o melhor dos dois mundos. Poderemos, assim, ter tablets que, quando acoplados a um teclado e um mouse, podem se tornar verdadeiros notebooks. Por outro lado, também teremos notebooks e desktops que podem oferecer uma experiência leve e fácil, como nos tablets.

Compatibilidade

Compatibilidade sempre será uma palavra muito importante para empresas e profissionais, que rodam programas para fins comerciais. Felizmente, todos os softwares compatíveis hoje com Windows 7 também rodarão no Windows 8, segundo a Microsoft.

Muito além da interface

Apesar de ser o grande diferencial e a principal mudança “à vista”, a interface não é a única novidade do Windows 8. Você verá diferenças logo ao iniciar o sistema, com o boot muito mais rápido, levando menos de 8 segundos nas demonstrações feitas pela Microsoft.

Depois de feito o boot, outra novidade: a tela de desbloqueio, com uma imagem que pode ser definida pelo próprio usuário. Basta arrastar a imagem para cima para desbloquear. É possível também colocar um senha de texto clássica, ou uma senha por gestos e toques em pontos específicos de uma imagem, o que aumenta a segurança consideravelmente.

O sistema também terá suporte ao NFC, para que diferentes dispositivos rodando a plataforma possam se comunicar. Você poderá, por exemplo, sincronizar arquivos entre seu tablet e o notebook, apenas aproximando-os.

Existem outras mudanças menores, mas igualmente bem-vindas, como o novo Gerenciador de Tarefas, mais robusto, que exibe novos gráficos e informações úteis sobre o sistema, os aplicativos e processos abertos.

O que precisa melhorar

O Windows 8 ainda está em fase “Preview”. Isso não é nem fase “Alpha”, muito menos “Beta”, o que significa que o software ainda está cru e cheio de bugs. Vídeos do Youtube, por exemplo, parecem não rodar de jeito nenhum no sistema. Travamentos e engasgos são comuns durante o uso.

Para resumir o Windows 8 em apenas uma palavra: potencial. Se a Microsoft arrumar os bugs e conseguir tornar o sistema leve e funcional, pode ser que emplaque mais um grande sucesso de vendas, para bater de frente com os concorrentes.

Deixe seu comentário