21/02/2012

Escolha o pacote Office que cabe no seu bolso

Alguns programas do pacote Office da Microsoft podem ser tão essenciais quanto o próprio sistema operacional. Dependendo da sua área de atuação ou até para fazer os trabalhos da faculdade, é imprescindível usar programas como Word, Excel e PowerPoint. 

Só que quando se deparam com o preço dos pacotes originais, muitas pessoas acabam optando por soluções alternativas que terminam em downloads ou em compras dos programas em versões pirateadas.

Para quem não quer correr riscos, listamos algumas soluções, além de uma breve explicação sobre os diferentes pacotes Office:

Office Home & Student: Para quem está começando, este pacote pode ser uma opção. Vem com Word, Excel, PowerPoint e One Note (uma espécie de agenda multi-tarefas). É a opção mais em conta da Microsoft.

Office Home & Business: É parecido com o Home & Student, mas com a adição do Outlook e funções extras nos outros softwares. Já o preço, aumenta consideravelmente.

Office Professional: Inclui os softwares Access e Publisher às opções do “Home & Business”. O valor é bem mais alto que os anteriores e se destina a empresas que realmente precisam destes programas exclusivos.

Se você não usa muito esses programas, ou não quer investir nos programas originais, aqui estão algumas soluções gratuitas, os softwares livres:

OpenOffice.org

Um dos mais famosos e completos, o OpenOffice tem versão em português e “genéricos” de Word, Excel, PowerPoint e Paint. Seu layout é bem parecido com as versões antigas do Office.

Lotus Symphony

Originalmente era o concorrente da IBM para o Office da Microsoft. Agora, a empresa distribui gratuitamente suas versões de programa para edição de texto, planilhas e apresentações. Apesar do site estar em inglês, há uma versão em português para o pacote.

Br Office

Antes ligado ao OpenOffice, o BrOffice atualmente é a versão brasileira do LibreOffice e está disponível para Windows, Mac e Linux. Tem os principais programas “genéricos”, como Word, Excel, PowerPoint, Paint e outros.

Google Docs

Se você tem receio de usar softwares livres ou quer abrir seus arquivos em qualquer lugar, sem precisar de um pendrive (ou enviar por email), o Google Docs é uma ótima opção. Os controles são relativamente limitados, mas ele tem os recursos básicos de um Office e ainda permite salvar na Internet, garantindo maior portabilidade, sem necessidade de instalar nada.

Ele ainda permite compartilhar arquivos e editá-los online com múltiplos autores. Imagina revisar aquele texto final com seu colega pela Internet, sem precisarem se encontrar?

Deixe seu comentário