15/12/2011

Estudo revela que videogames podem ajudar a aumentar a criatividade das crianças.

Seja você a favor ou contra a velocidade acelerada da evolução tecnológica atual, é fato que as crianças estão cercadas por inúmeros dispositivos eletrônicos. Tendo esse cenário como fato, o importante é utilizar essas tecnologias em favor da educação dos jovens.

Em uma ponta desta discussão estão sempre os videogames, alvo de polêmicas e controvérsias. Muitos consideram a ação e a violência de alguns jogos extremamente prejudicial, enquanto outros acreditam que eles possam ajudar na educação.

Saindo do campo da especulação, um estudo realizado pela Michigan State University com quase 500 crianças de 12 anos, mostrou dados que permitem concluir que aquelas que jogam mais videogame são as que se tornam mais criativas em tarefas como desenhar e escrever histórias.

O estudo também mostrou que os meninos preferiam os jogos de esportes ou com violência, enquanto as meninas preferiam títulos com interações com outros personagens e/ou pessoas. Contudo, independente do tipo de game, a tecnologia foi, de forma geral, considerada capaz de colaborar para o aumento da criatividade.

Isso não quer dizer, obviamente, que todas as tecnologias presentes em nosso cotidiano tenhamo mesmo efeito. O mesmo estudo aponta que o uso de celulares, computadores e navegar na Internet não surtiu o mesmo efeito.

No mínimo, é interessante saber que é possível quebrar a barreira entre educação e entretenimento. Não seria bom ver seu filho se divertindo enquanto aprende? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Deixe seu comentário