12/06/2013

Impressoras 3D: uma revolução digital

Equipamentos estão cada vez mais desenvolvidos e têm sido usados para a impressão de objetos

 

Esqueça tudo o que você tem em mente sobre impressoras. Os equipamentos 3D – cada vez mais desenvolvidos – estão revolucionando o que chamamos de impressão. Ao modelar objetos em três dimensões, esses gadgets são quase fabricantes de materiais diversos, que inclui até equipamentos médicos e armas de fogo – grande polêmica que acompanha o surgimento das impressoras, aliás.

E o Brasil já tem algumas versões nacionais, como a da Cliever Tecnologia, empresa incubada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A partir de filamentos plásticos, ela cria objetos em 3D.

A empresa UP!3d também já trouxe o seu modelo para o mercado brasileiro. Eles têm duas versões, uma pequena e uma grande, que permitem gerar objetos com dimensões diferentes. Ficou curioso para ver do que elas são capazes? No site da empresa, é possível ver uma série de objetos “impressos” com a tecnologia 3D.

Hoje elas ainda custam caro, a partir de R$ 4 mil (as versões nacionais). Mas imagina quando a tecnologia se popularizar e você puder imprimir seus próprios objetos? Uma nova revolução digital está por vir, com certeza.

Deixe seu comentário