12/08/2015

Mais parecidos, Windows 10 e OS X El Capitan prometem uma navegação melhor

Veja comparativo entre os sistemas operacionais da Microsoft e da Apple

A Microsoft já colocou na rua o novo Windows 10. A Apple promete lançar entre setembro e outubro o OS X El Capitan, mas já há uma versão beta disponível para download. Ambos os sistemas operacionais prometem navegação mais simples com melhor desempenho e fluidez, e há quem diga que estão muito parecidos.

Para quem usa Windows, uma boa notícia: o menu Iniciar, que havia desaparecido na versão 8, sendo motivo de muitas reclamações, está de volta.

Mas será que vale a pena fazer a atualização? O que eles trazem de novo com relação a seus antecessores? Veja abaixo a resposta para essas e outras perguntas e um comparativo entre os dois:

No bolso

Já não é de hoje que a Apple não cobra por suas atualizações. O Windows 10 também sai de graça para quem tem a licença oficial das versões 7 ou 8 _um upgrade bem simples. Quem não tem vai gastar US$ 119.

Máquinas antigas

Ambos rodam em máquinas novas e também nas mais antigas

Desktop

O Windows 10 passa a ter uma funcionalidade que o sistema da Apple já tinha: trabalhar em vários desktops ao mesmo tempo. O El Capitan ganha o Split View, recurso que veio do iPad e permite trabalhar com dois aplicativos ao mesmo tempo.

Integração com dispositivos móveis

O Windows 10 funciona em computadores, tablets e celulares. O OS X El Capitan apenas em computadores, já que a empresa disponibiliza sistema diferentes para seus dispositivos. A Apple, promete, no entanto, mais integração desta vez.

Busca

No Windows 10, a busca por documentos é feita no Menu Iniciar, com a vantagem de que não é preciso abrir uma nova janela. O novo Spotlight do Mac permitirá buscar conteúdos personalizados como emails.

Navegador

Com a extinção do Internet Explorer, a Microsoft aposta no Edge. Ele é bem mais rápido e dinâmico que seu antecessor, permitindo fazer anotações, capturar e compartilhar uma tela. A Apple trará para o Safari ferramentas como a possibilidade de cortar o áudio de uma aba, além de um sistema de pins.

Comando de voz

Muito se falou sobre a Cortana, uma assistente pessoal nos moldes da Siri do iPhone. Na versão em português do Windows, no entanto, ela ainda não está disponível. A previsão é que chegue em 2016. A Apple não disponibiliza a funcionalidade em seus computadores.

Aplicativos

O Windows traz o app de música Groove, que permite importar canções do iTunes. No Mac, destaque para as Notas, que passam a suportar conteúdo multimídia, e os Mapas, que dão informações atualizadas de trânsito.

Desempenho

O desempenho no Windows 10 acompanhou as mudanças de design, e isso significa que não há problemas de velocidade ou de qualidade para utilizar o sistema. O El Capitan também aumentou sua velocidade, em 1,4 vezes para executar os aplicativos, e gráficos 50% mais rápidos no processamento, prometendo no geral 40% de melhora na fluidez do sistema.

Deixe seu comentário