06/09/2011

O que é e para que serve o QR Code?

É muito provável que você já tenha visto uma imagem parecida com essa abaixo em algum lugar nos últimos meses. Isso é um QR Code, um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos celulares modernos.

Como funciona?

Ele funciona de uma maneira bem simples e prática. Quando você vir um QR Code como esse, basta abrir um aplicativo que leia esse tipo de conteúdo no seu celular, apontar a câmera e tirar uma foto. Automaticamente, seu celular lerá o código de barras para decodificá-lo, e ele passará a ser um trecho de um texto ou um link para um site.

Nesse site há uma lista com diversos aplicativos que podem ser baixados e instalados em diferentes modelos de celular.

Onde o QR Code pode ser utilizado?


O QRCode pode ser utilizado de inúmeras maneiras diferentes. É possível, por exemplo, colocá-lo em um cartão de visitas, para permitir acesso a diversas outras informações, além das que já estão impressas cartão.

Já o Metrô de São Paulo decidiu adotá-lo para disponibilizar acesso mais rápido ao conteúdo do seu site mobile.

Como criar um QR Code?


Existem aplicativos que podem ser instalados no PC para que você crie rapidamente seu próprio QR Code. Você também pode acessar esse site e criá-lo em poucos segundos, com as informações que desejar.

Agora que você já sabe o que é e para que serve um QR Code, a próxima vez que vir um na sua frente, já sabe: é só apontar o celular e clicar!

5 comentários

  • Derpelino - 6 de setembro de 2011

    Vocês podem dizer quais são os celulares que fazem isso?


  • Marcelo - 10 de setembro de 2011

    Este QR Code aponta para http://www.blogangeloni.com.br/
    :P


  • Chibi - 14 de dezembro de 2011

    Muito boa explicação, sei que e uma coisa simples de se entender, mas para quem não conhece é um ótimo começo, pode crer vou divulgar o link de vocês!


  • Dean - 19 de janeiro de 2012

    Olá blogueiros, gostaria de saber que você pode dizer acima, você também pode instalar o QR Codes acima no Excel ou Word instalado, muito poderoso.


  • Rodney H - 29 de janeiro de 2012

    Consegui entender o que é e para que serve o código QR agora quero passar essa informação a todos os meus amigos irei compartilhar o link com certeza!


Deixe seu comentário