13/04/2017

PÁSCOA EM HARMONIA

Descubra quais tipos de vinho combinam mais com o seu cardápio

Montar o cardápio do almoço de Páscoa é sempre um desafio. Na família tem sempre aquele que não vai gostar de bacalhau ou que prefere degustar um bom assado. Passada essa fase, vem a segunda dúvida: como escolher os vinhos que vão acompanhar essa maratona gastronômica? Afinal, um vinho que não harmonize bem com a receita pode até prejudicar o sabor do alimento. Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma seleção das opções que melhor vão se encaixar de acordo com os pratos que vão ser servidos. Confira:

 

PEIXES E FRUTOS DO MAR

Em geral, a dica é combiná-los com vinhos brancos, mas é preciso prestar atenção no tipo de preparo antes de bater o martelo. Espumantes, por exemplo, vão bem com receitas bem temperadas, como com dendê, pimentas e leite de coco. Os rosés também são boas opções para acompanhar caldeiradas e peixes na brasa. Se for usar molho branco ou crustáceos (camarão e lagosta, por exemplo), aposte no Chardonnay.

 

BACALHAU

Muitas famílias gostam de repetir o tradicional bacalhau da Sexta-Feira Santa também no almoço de Páscoa. Por se tratar de um peixe de sabor mais intenso, é preciso atenção na harmonização – e até por isso, ele aceita mais opções de vinhos. Se a preparação for com ele desfiado e com molho branco, os vinhos verdes combinam perfeitamente. Para receitas assadas com azeites e batatas, um tinto com aromas de frutas, como o Pinot Noir.

 

CARNES

Com o fim da Quaresma, muita gente aposta em pratos à base de carnes vermelhas para o almoço de Páscoa – as opções podem ir até do clássico churrasco até cortes mais nobres. Para o churrasco, os tintos mais encorpados são a pedida ideal, como o Merlot ou o Malbec – perfeito com uma picanha. O Cabernet Sauvignon é um curinga, assim como o Pinot Noir (esse recomendado para carnes mais magras).

 

AVES

Receitas com aves também são sempre uma aposta garantida à mesa, que costuma agradar à maioria. O frango, em geral com sabor mais delicado e suave, é o par ideal de brancos, como o Sauvignon Blanc ou até um rosé. Se a ave estiver bem condimentada, pense em um Chardonnay.

 

CHOCOLATES

Páscoa sem chocolate não existe! Por ter um sabor muito doce, na maioria dos casos,  é importante que o gosto de um não se sobressaia ao outro. No caso de chocolates ao leite (bem doces), o vinho do porto é uma escolha ideal por também ser mais adocicado e licoroso.

Na Adega Angeloni, você encontra os melhores rótulos para acompanhar as suas refeições. Visite uma de nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário