13/08/2015

Colchões e travesseiros pedem atenção no inverno

Veja como cuidar deles para evitar a proliferação de ácaros, que provocam alergias

Já é hábito trocar com frequência a roupa de cama, mas você sabia que seu travesseiro e seu colchão também precisam ser higienizados em nome da sua saúde?

E no frio eles requerem cuidado redobrado, especialmente para quem tem problemas respiratórios. O clima seco desta época costuma ser um gatilho para que doenças como rinite se manifestem em quem é alérgico.

Além disso, a tendência é deixar os ambientes mais fechados no período, o que pode gerar também odores desagradáveis e acumular poeira, o que, convenhamos, não vai contribuir para a sua noite de sono, não é mesmo?

E nossos travesseiros e colchões podem estar piorando, e muito, esse quadro. Isso porque apesar de não serem vistos a olho nu, os ácaros também adoram esses dois ambientes, quentes, úmidos _por conta do nosso calor_ e escuros, onde se abrigam e reproduzem, além de se alimentar de escamas da pele. E o que a presença deles causa? Alergia, entre outros males, como doenças de pele e até conjuntivite em alguns casos.

Eliminar 100% deles de casa é praticamente impossível, mas algumas medidas podem ajudar a fazer com que sua presença, ao menos, não provoque doenças. Veja abaixo:

TROQUE

O ideal é que seu colchão de espuma seja trocado a cada cinco anos. Já os de mola podem durar entre oito e dez. Isso porque os ácaros ficam na fibra do colchão, e não na superfície. A vida útil do travesseiro é menor ainda, de dois anos.

GIRE

Gire o colchão mensalmente. No primeiro, inverta o lado dos pés com a cabeça. No segundo, vire a face que estava para cima para o lado de baixo. E vá intercalando o giro a cada mês. Se achar que pode esquecer, deixe colada nele uma fita adesiva com a data do giro e do modo como o colocou.

COLOQUE CAPAS

As antiácaros, tanto para colchões quanto para travesseiros, ajudam a barrar a entrada deles. Vale lembrar que há no mercado colchões e travesseiros que já vêm com tratamento antiácaro.

LEVE AO SOL

Não deixe de colocá-los com frequência ao sol, que mata ácaros. Além de cuidar dos colchões e travesseiros, não se esqueça de trocar semanalmente a roupa de cama e pelo menos a cada 15 dias o edredom.

LIMPE

Limpe o colchão com um aspirador de pó, passando-o especialmente entre as costuras. Em seguida, aplique um produto próprio para higienizar estofados. O travesseiro pode ir para a máquina de lavar, mas deve ser seco em ambiente ventilado.

No Angeloni você encontra tudo para deixar sua casa perfeita. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário