30/08/2013

A hora do Jacaré

Com sabor suave e consistência parecida com a do frango, a carne de jacaré ganha cada vez mais admiradores 

Coocrijapan/Divulgação

Uma carne suave, com textura parecida com peito de frango e sabor similar ao do peixe. Essa é a carne de jacaré, a segunda dica da nossa série Carnes de Caça.

 Rica em proteínas, com pouca gordura e 0% de colesterol, ela tem conquistado cada vez mais admiradores Brasil afora. Um dos cortes mais nobres é o filé, mas também existem receitas que levam coxas, filé de rabo e ponta do rabo. O jacaré pode ser cozido, frito ou grelhado. As sobras ainda são usadas em caldos e moquecas e, principalmente na região Centro-Oeste, existem restaurantes especializados na carne do réptil -neles é possível encontrar patês, estrogonofe, linguiça e até pizza com o ingrediente.

Se você quer preparar jacaré em casa, a primeira dica é ver se a carne que você está levando é certificada por órgãos como o Ibama e o Ministério da Agricultura. Existem diversas cooperativas legais que criam a espécie em cativeiro para venda da carne. Carne comprada, fique atento às dicas dos chefs da Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan):

- Se preferir grelhar a carne, faça-o na chapa ou em uma panela grossa e bem quente. Utilize manteiga ou azeite;

- Evite ferver a carne na água para não alterar sua consistência. A carne de animais criados em cativeiro não têm cheiro nem é dura -ao contrário dos animais encontrados na natureza

- Se for dourar, use também uma panela bem quente, com pouco óleo, para dourar mais rápido;

 - Para temperar, não é necessário investir em temperos muito fortes para não mascarar o sabor. Use sal, alho e um pouco de pimenta do reino;

Você também é fã de carnes exóticas?  Confira nosso primeiro post da série! Como preparar o faisão.

No Angeloni temos uma grande variedade para você experimentar. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

 

 

Deixe seu comentário