14/08/2012

ACUPUNTURA NO ESPORTE

Técnica ajuda na prevenção e no tratamento de lesões

Acabamos de assistir as Olimpíadas, época em que o mundo inteiro concentra suas atenções nos atletas que estão sempre em busca de superações e recordes. Para alcançar esse objetivo, e consequentemente medalhas, os esportistas procuram cada vez mais diferentes formas de se preparar, física e emocionalmente. A terapia do momento é a acupuntura. Um dos principais destaques da Seleção Olímpica Brasileira de Futebol, o atacante Neymar, já admitiu que utiliza frequentemente a técnica para se recuperar de desgastes musculares e das dores provocadas pelo seus marcadores.

“Existem relatos de que, há mais de três mil anos, já se utilizavam pontos especiais de acupuntura antes de longos combates de lutas marciais, que aumentavam a resistência dos lutadores,” afirma Márcia Cantero, Acupunturista Pós-graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde. Isso ocorre porque as agulhas agem nas causas funcionais, ou seja, nas inflamações, edemas, encurtamentos musculares e pequenos derrames nos músculos que, se não controlados, originam a lesão ou ao menos agravam outra já existente. “A acupuntura propicia o aumento da potência e da resistência muscular, além de ganhos na flexibilidade. Para os atletas de alto rendimento, isso é fundamental”, ressalta Cantero.

O método utilizado, porém, deve ser adaptado de acordo com cada modalidade esportiva, já que o acupunturista precisa identificar as áreas mais sujeitas a contusões com base na atividade física escolhida, que gera sobrecargas diferentes em determinadas regiões. E para fechar com ‘medalha de ouro’ os benefícios dessa técnica milenar, ela ainda ajuda na liberação das tensões musculares, diminuindo o estresse e a ansiedade, tão presente não só em atletas de com alto nível de cobrança como nos praticantes de atividade física em geral.

A recomendação, então, para todos aqueles que gostam de exercícios e querem a ajuda da acupuntura é procurar um médico especialista e se beneficiar de tudo que esta terapia tem a oferecer.

 

Deixe seu comentário