07/03/2013

As lições da ‘escola da vida’

Projeto do badalado filósofo suíço Alain de Botton quer mudar a vida das pessoas por meio do autoconhecimento 

Alain de Botton

Para mudar o mundo, é preciso primeiro mudar sua vida. Saber como se relacionar com a família, o dinheiro, o trabalho e outros temas do cotidiano é tão importante quanto pensar nas questões universais ‘quem somos’, ‘de onde viemos’ e ‘para onde vamos’. Esta é a filosofia do pensador suíço Alain de Botton, um dos mais renomados da atualidade, que conseguiu a façanha de agradar público e crítica com seus livros, que usam a filosofia clássica para dar conselhos práticos para o dia a dia. Entre seus best-sellers estão ”Religião para Ateus” e “Como Proust Pode Mudar Sua Vida” (ambos com edições no Brasil).

O projeto mais recente de Botton é o The School of Life (A Escola da Vida, em tradução livre), que existe em Londres desde 2008 e se transformou em uma série de seis livros, lançados no Brasil pela editora Objetiva. Os títulos seguem a mesma linha dos temas das aulas presenciais: “Como se Preocupar Menos com Dinheiro”, “Como Viver na Era Digital”, “Como Manter a Mente Sã”, “Como Encontrar o Trabalho da Sua Vida”, “Como Mudar o Mundo” e “Como Pensar Mais sobre Sexo”. Apenas o último é assinado pelo suíço, mas todos os outros foram elaborados sob sua supervisão.

O próximo passo é ampliar a escola de Londres para outros lugares do mundo _inclusive o Brasil. Por aqui, a primeira edição do curso acontecerá em São Paulo, entre 5 e 9 de abril. Nessa primeira experiência, um grupo de 25 pessoas vai discutir, entre outros, os temas ”Como podemos dar mais sentido às nossas vidas?”, “Como podemos desenvolver o nosso potencial ao máximo e entender nossos limites?”. Gostou? O curso está com as inscrições abertas, e a ideia é que outras edições aconteçam em todo o país. Mais informações na página do The School of Life Brazil no Facebook.

 

Deixe seu comentário