25/08/2014

Cafeína: estimulante da beleza

Conhecida por dar energia e disposição, a substância é usada em cosméticos para queimar gorduras e deixar a pele mais bonita

 

No meio de um dia cheio, a satisfação de tomar uma xícara de café ou de comer um tablete de chocolate pode parecer um milagre. Isso porque a cafeína, presente nesses alimentos, estimula a capacidade mental e a concentração e melhora o desempenho atlético, aumentando a força e a resistência muscular, além de causar sensação de revigoramento.

A surpresa é que agora essa substância conquistou também a indústria cosmética. A cafeína se mostrou um componente poderoso de produtos que visam a redução de medidas e a eliminação da celulite.

De acordo com Jocelem Salgado, professora-titular de nutrição da Esalq/USP, isso ocorre porque a cafeína estimula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. “Ela deixa a pele mais firme e ameniza o aspecto de casca de laranja”, acrescenta a dermatologista Mônica Pôncio.

Presente também em cremes para tornar a pele do rosto mais firme, a cafeína ainda contribui para deixar a pele mais jovem e macia e por ser antioxidante e ajudar no combate aos radicais livres.

A cafeína também faz bem para a saúde capilar. De acordo com estudos do Departamento de Dermatologia da Universidade de Jena e do Departamento de dermatologia e Alergologia da Universidade Charité, ambas na Alemanha, a substância penetra nas raízes do cabelo, protegendo-as da ação negativa da testosterona, que causa a queda de fios, interrompendo o processo que pode levar à calvície. Com propriedades estimulantes da fibra capilar, favorece o crescimento dos fios e atua no fortalecimento dos cabelos.

Conheça alguns produtos:

 

Reportagem publicada na revista Estar Bem, ed. 27. Confira a versão integral aqui. Texto de Mariana Botta. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android: http://bit.ly/1lSoV26

Deixe seu comentário