13/06/2016

Como escolher o melhor exercício para você?

Veja o que levar em conta na hora de começar a praticar uma atividade física

Para ficar em forma, mais saudável ou as duas coisas, todo mundo sabe a importância de se exercitar regularmente. Mas, tomada a decisão, como escolher a atividade que mais combina com você dentre tantas opções?

Nada de escolher o que parece mais fácil. Por outro lado, é importante optar por atividades que sejam de fácil acesso, como perto de casa ou do trabalho, para que a ida até lá não se torne, por si só, um grande desafio.

Antes de se matricular, faça algumas perguntas a si mesmo:

 

O que estou buscando?

De modo geral, os benefícios das atividades vão além de emagrecer ou fortalecer músculos. Se além disso você quer:

Aliviar o estresse – qualquer uma

Emagrecer ou melhorar a capacidade cardiorrespiratória – exercícios aeróbicos, como corrida, natação, hidroginástica e ciclismo

Ganhar massa muscular – musculação e exercícios funcionais

Melhorar a postura e fortalecer a musculatura – pilates, yoga e dança

 

Estarei à vontade neste ambiente?

Quem busca, com a atividade física, conhecer gente e interagir, possivelmente vai se dar bem em uma academia ou aulas coletivas de ginástica. Já a corrida pode ser eficiente para quem quer passar um tempo apenas consigo mesmo.

 

Essa atividade se encaixa na minha rotina?

Você decide praticar corrida às 6h, mas detesta acordar cedo. Ou quer fazer uma aula de pilates do outro lado da cidade, que exige passar mais de uma hora no trânsito. A longo prazo, será que você não vai desistir?

Respondidas estas perguntas, é hora de procurar um médico e fazer exames de rotina para saber se você está apto para começar a atividade. Bom exercício!

Deixe seu comentário