07/11/2012

COMPANHIA E LONGEVIDADE

Estudos apontam que amizades podem fazer a diferença para atingir uma vida mais longa

 

Você sabia que ter bons amigos e manter vínculos próximos pode trazer longevidade e uma melhora significativa na qualidade de vida, além de afastar problemas de saúde? É o que diz uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco.

Durante um período de seis anos de acompanhamento com 1.604 pessoas, mais da metade que se identificaram como solitárias demonstraram dificuldades em tarefas diárias básicas e com tarefas pessoais.  Com o avanço das pesquisas, outro resultado importante: as pessoas solitárias tinham 45% mais risco de morrer do que os adultos que se sentiam próximos de outras pessoas.

Mais de 43% do total de participantes do estudo ainda relataram que se sentiam excluídos, isolados e sem companhia com frequência. De acordo com os especialistas, os efeitos da solidão não devem ser ignorados, já que as pessoas solitárias não tem a iniciativa de buscar ajuda ou conversar com alguém a respeito do problema que passam. Por isso a importância de um ciclo de amizades consistente e laços familiares fortes.

Deixe seu comentário