25/09/2014

Curta o curto

Cabelos na altura da nuca são a tendência da temporada; saiba como usá-los

No país em que os cabelos longos e sedosos são quase unanimidade, outra tendência ganha espaço nos salões. Os curtos “a la garçonne” –mais conhecidos por aqui como “Joãozinho”–, como os da atriz Sophie Charlotte em “O Rebu” (Globo), estão em alta nesta temporada e prometem ameaçar o reinado dos fios longos.

Campeão de pedidos na Central de Atendimento ao Telespectador da Rede Globo, o look da atriz foi criado pelo cabeleireiro carioca Mario Silva, pai de Sophie. No lançamento da minissérie, o visual foi o mais comentado.

A atriz declarou ter se sentido um pouco diferente no início, principalmente porque as brasileiras têm essa preferência pelo “cabelão”. Entre os novos cuidados, ela não abre mão da pomada para modelar. Sophie passa a integrar o time de apaixonadas pelos fios rentes à cabeça.

Desde os anos 1920 o corte faz sucesso, e ganhou esse nome por causa do livro “La Garçonne”, do francês Victor Margueritte, que à época escandalizou a sociedade com o comportamento da personagem, que se vestia como os homens (garçonne é “garoto” em francês).

Em quase cem anos de história, o estilo faz a cabeça das mulheres mais descoladas do mundo. Basta ver a lista das famosas para entender o poder dos curtos: Mia Farrow, Audrey Hepburn, as ex-top models Twiggy e Linda Evangelista… entre as divas de hoje estão Anne Hathaway, Emma Watson, Rihanna, Michelle Williams e Halle Berry, para citar algumas.

Segundo o cabeleireiro Augusto Rodrigues, do salão Jacques Janine de Florianópolis, o corte pode ser usado em todos os tipos de rosto e cabelo, desde que com adaptações. “É possível deixar os fios mais longos ou mais curtos, repicados ou não, com a nuca exposta ou os fios mais compridos, depende do tipo de rosto e cabelo.

Mas esse corte tem muito mais a ver com personalidade e comportamento”, afirma, ressaltando que o look é ideal para pessoas ousadas e sem medo de ser o centro das atenções. Ele diz também que o cabelo curto deixa o rosto muito mais exposto, então a dica é caprichar no make.

Kit básico dos fios curtos:

 

O melhor curto para seu rosto

O corte pode ser usado em todos os tipos de rosto e cabelo, desde que com algumas adaptações sutis

Triangular – mechas mais longas na frente e franja lateral disfarçam a testa larga

Redondo – um corte reto com franja lateral ajuda a alongar o rosto. Não é recomendado investir em fios muito curtos

Oval – cortes retos e desfiados ficam ótimos neste tipo de rosto

Quadrado – é o tipo de rosto perfeito para vários curtos, inclusive os mais ousados

Reportagem publicada na revista Estar Bem, ed. 28. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android: http://bit.ly/1lSoV26

Deixe seu comentário