28/07/2014

De olho no açúcar “escondido”

Saiba quais são os produtos do dia a dia que não parecem ter a substância, mas são fontes dela

Você sabe quanto consome de açúcar diariamente? Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) baixou a recomendação de consumo diário do alimento de 10% para 5% do total de calorias diárias, o que equivale a 100 calorias ou 25 g – em média, uma colher de sopa.

A decisão foi tomada porque existe uma oferta muito grande de produtos com açúcar “escondido”, isto é, que têm a substância em sua composição apesar de não parecer.  É o caso de alimentos que industrializados que consumimos regularmente, como sucos de caixinha, ketchup e pão de forma, e até nos alimentos considerados saudáveis, como cereais matinais e iogurtes.

De acordo com a OMS, se o consumo ficar na média de 5%,problemas relacionados à saúde bucal e à obesidade podem ser evitados. “O consumo deve ser moderado, já que o açúcar é transformado em energia pelo nosso organismo. Se não for gasta, essa energia é armazenada em forma de gordura, levando a complicações bastante conhecidas”, afirma a endocrinologista Juliana Filus Coelho, da clínica Qali, de Curitiba, referindo-se a doenças como pressão alta, infartos e acidentes vasculares.

Mas  saiba que não é qualquer tipo que faz mal. “Tubérculos e raízes, como batata, cenoura e beterraba, são fontes de açúcar, mas ao contrário do de adição, têm muitos nutrientes, vitaminas e sais”, afirma a endocrinologista Cristina Schreiber de Oliveira, do Cecem (Centro Catarinense de Endocrinologia e Metabologia). Já os açúcares naturais, como o amido e a frutose – quando in natura, isto é, nas frutas –, não entram na conta da OMS e continuam recomendados para consumo diário.

Eles surpreendem na quantidade de açúcar:

(Quantidade em 100 ml ou 100 g)

• Cereal matinal: 38 g

• Molho barbecue: 36 g

• Barrinha de cereal: 32 g

• Molho de tomate: 26 g

• Ketchup: 23 g

• Iogurte de frutas desnatado: 19 g

• Suco de caixinha: 5 g a 12 g

• Bisnaguinha: 7,8 g

• Pão de forma tradicional: 15 g

(3 g em 1 fatia de 20g)

Dica: fique sempre de olho nos rótulos. Os ingredientes  aparecem sempre a partir do que  tem em maior quantidade.

Reportagem publicada na revista Estar Bem, ed. 27. Texto de Camila Stropparo. Nossas revistas também estão disponíveis no aplicativo para tablets nos sistemas iOs http://bit.ly/1oyYb8C e Android http://bit.ly/1lSoV26

Deixe seu comentário