12/09/2013

Lixo sustentável

Saiba como descartar corretamente alguns itens altamente poluentes e ajude a preservar o planeta

Você sabe o que fazer com aquele celular antigo, que está na gaveta há anos? Sabia que a tinta de parede pode ser altamente tóxica e deve ser descartada corretamente, assim como o óleo de cozinha e de motor? Pois existem alguns locais que dão o tratamento adequado a esses lixos tóxicos -e é para esses lugares que eles devem ser levados. Confira, a seguir, o que fazer com eles:

Baterias e pilhas: as baterias (de todos os tipos) contêm metais pesados que contaminam o solo, assim como algumas pilhas -principalmente as piratas. Outras pilhas nacionais (como Rayovac, Varta, Panasonic, Duracell, Eveready e Energizer) podem ser descartadas normalmente. Mas, se você está na dúvida, é melhor não arriscar. Você deve levar para locais que fazem o descarte correto desse tipo de lixo. Todas as unidades Angeloni recolhem esses produtos

Aparelhos eletrônicos: computadores, aparelhos de TV e outros eletrônicos também contêm metais pesados, além de uma grande quantidade de entulho. Nesse caso, é melhor entrar em contato com o fabricante para descartar corretamente ou doá-los. O Angeloni tem uma parceria com o Certec (Centro de Reciclagem Tecnológica) no projeto CDI (Comitê para Democratização de Informática): as unidades de Florianópolis recebem os equipamentos usados e repassam ao Certec, que os recuperam e destinam a comunidades carentes. Em breve, todas as nossas lojas irão participar do projeto. Você sabe mais sobre ele aqui.

O Angeloni também tem o bônus troca: a cada mês, uma categoria de produto dá um bônus para quem entregar um aparelho similar, usado, na troca. Esses aparelhos vão para a desmontagem e para o descarte correto das peças. É só ficar atento ao produto que participa da promoção todos os meses.

Lâmpadas fluorescentes e termômetros: contêm mercúrio, que pode fazer mal ao solo e à população. É preciso saber, na sua cidade, quais os locais que recebem lixo tóxico. Entre em contato com a secretaria ambiental ou com instituições. Atenção: isso é válido apenas para as lâmpadas fluorescentes, também chamadas de luz fria. As incandescentes, tradicionais, podem ser descartadas nos lixos comuns.

Óleos (de cozinha, de motor etc.): quando descartados nos ralos ou em locais impróprios, eles podem entupir encanamentos e, com isso, dificultar o tratamento da água e poluir rios e nascentes. Por isso, entregue seu óleo nos locais adequados para que eles recebam a destinação correta. Aqui é possível ver uma lista dos locais mais próximos.

Deixe seu comentário