14/05/2012

MALES RESPIRATÓRIOS DO OUTONO

Como prevenir doenças respiratórias típicas da estação que baixa as temperaturas

Com a queda das temperaturas e baixa umidade, características do começo do outono no Brasil, algumas doenças respiratórias específicas dessa estação começam a dar o ar da graça em crianças e adultos. “As viroses como resfriado e gripe se tornam mais comuns, assim como as suas complicações como pneumonia, sinusite, etc”, afirma o médico Pedro Genta, pneumologista do HCor  (Hospital do Coração) de São Paulo.

O maior nível de poluição atmosférica e a proliferação de ácaros, devido aos ambientes fechados, também ajudam na disseminação de vírus e bactérias pelo ar. Por esses motivos, manter ambientes ventilados e abertos, evitando aglomerações e locais poucos arejados são as formas mais simples de prevenir os males que atrapalham a respiração. “Porém, vacinar-se é uma medida altamente recomendável, tanto para crianças quanto para adultos”, ressalta Genta. Evite também a exposição ao frio e à chuva levando sempre na bolsa ou no carro o kit casaco e guarda-chuva.

É preciso, ainda, cuidado com as roupas: é comum tirarmos cobertores e blusas de lã do armário e usá-los diretamente. Porém, essas roupas guardadas estão cheias de ácaros, que são alguns dos principais ativos das crises alérgicas. Como medidas de prevenção, o recomendável é lavar roupas e cobertas, secando-as ao sol, antes de usá-las. Deixar os travesseiros expostos à luz solar também auxilia no combate aos ácaros. Outra dica importante é lavar as roupas de cama com mais frequência, pois elas também acumulam ácaros, que se proliferam com facilidade nesse período mais seco.

Deixe seu comentário