23/05/2013

O melhor para seu treino

A alimentação é fundamental para potencializar o resultado dos exercícios. Saiba quais são os aliados da malhação

Preparação física, força de vontade, regularidade. Praticar alguma atividade física é fundamental para a saúde, para o corpo e também para a mente. Mas o que você talvez não saiba é que a alimentação influencia muito no resultado destes exercícios, sejam eles quais forem. Com os alimentos certos, você queima mais calorias, ganha  mais músculos e até faz os exercícios com mais facilidade, já que tem mais energia. Conheça aqui alguns dos principais aliados da malhação:

- Carboidratos – quem quer perder peso geralmente corta ou diminui drasticamente esse grupo de alimentos da dieta. Mas os carboidratos são importante fonte de energia para o corpo e ajudam a iniciar o processo de queima de gordura – daí a importância de ingerí-los antes de atividades com grande gasto de energia, como corrida, natação ou futebol. Dê preferência às versões integrais.

- Frutas – algumas frutas são famosas por ajudar os exercícios. A banana, por exemplo, é rica em potássio, e fornece energia rapidamente. A laranja é uma importante fonte de sódio, e repõe o que foi perdido no suor. Frutas secas também são bastante indicadas como fonte de energia e “gordura boa”, fundamentais para o corpo funcionar. A água de coco funciona como um isotônico natural.

- Fibras – são indicadas para exercícios prolongados, já que liberam energia de forma mais lenta e gradual. A aveia, por exemplo, pode ser adicionada em sucos e vitaminas.

- Proteína – ovos, peixes, carnes brancas e vermelhas, queijo branco e soja, por exemplo, são excelentes fontes de proteínas, que ajudam a compor as células musculares e evitam lesões.

- Suplementos alimentares – muitas pessoas usam os suplementos para repor vitaminas, aminoácidos e ganhar massa muscular mais rapidamente. Mas é necessário prestar atenção ao consumo, já que alguns produtos, usados sem prescrição, podem sobrecarregar os rins e fazer mais mal do que bem. Consulte sempre um nutricionista para orientá-lo.

Deixe seu comentário