24/03/2014

Operação salvamento

Com o fim do verão, partes específicas do corpo, que acabam deixadas de lado, precisam recuperar o brilho e a maciez

A cor dourada da pele é a prova de que o verão foi bom. Realmente, uma temporada de praia, sol e piscina turbina o bronzeado. Mas, se cremes e loções específicos foram deixados de lado nas férias, ainda dá tempo de recuperar os danos do sol com cosméticos e tratamentos para a pele. Confira as dicas:

Mãos

O cuidado com as mãos é simples: hidratar sempre, de preferência com produtos que tenham protetor solar, para prevenir manchas. As cutículas merecem atenção especial, pois podem ficar ressecadas e endurecidas. Também existem produtos específicos para  hidratar essa região, como removedores de esmalte que já têm emolientes, e ceras nutritivas. Os cremes hidratantes devem ser aplicados algumas vezes ao dia.

Lábios

Região muito sensível do corpo, os lábios podem ficar ressecados ou queimados e com fissuras. Especialistas recomendam o uso de produtos com alto poder de hidratação, cicatrização, regeneração e que estimulem a produção de colágeno. Os mais indicados são os que têm dexpantenol, manteiga de karité ou cacau, lanolina, ácido hialurônico e ceramidas, além de filtro solar. Quem abusou do sol e está com os lábios fragilizados deve dar preferência aos cremes à base de aloe vera.

Cotovelos e joelhos

A dermatologista Paula Bellotti, que tem entre suas pacientes as atrizes Juliana Paes e Camila Pitanga, diz que, para recuperar os danos do verão, o recomendável é fazer uma hidratação com cremes mais potentes pelo menos uma vez ao dia. Dê preferência aos que são preparados à base de ureia, karité, ácido lático e óleo de amêndoas. Se essas regiões estiverem escurecidas, o indicado é usar clareadores cosméticos que contenham ácido glicólico, retinoico e ou salicílico, que contribuem para “afinar” e clarear um pouco a pele. Nessas regiões específicas, nada de esfoliar! O efeito pode ser oposto, engrossando ainda mais a pele. A dica é hidratar, hidratar e hidratar.

Pés

Confira as recomendações de Vanessa Santos Cunha, professora de dermatologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):

- Limpe muito bem os pés, principalmente a região entre os dedos;

- Após o banho, para eliminar a pele morta e as impurezas que podem ter se acumulado, faça uma esfoliação com cremes esfoliantes, lixas ou pedra-pomes. Repita de uma a duas vezes por semana;

- Depois de secos, os pés devem ser hidratados, de preferência com produtos que tenham em sua formulação ureia, ácido glicólico, ácido lático ou ácido salicílico. Na hora de aplicar, faça uma leve massagem: além de os pés ficarem hidratados, você também fica mais relaxado!

Nas nossas Farmácias você encontra tudo o que precisa para recuperar sua pele. Compre pelo site ou visite uma de nossas unidades!

Reportagem publicada na revista Estar Bem 25 – versão completa disponível no app Angeloni para iOs http://bit.ly/1oyYb8C e Android http://bit.ly/1lSoV26.

Deixe seu comentário