24/02/2014

Os benefícios da musculação para a saúde

Conheça as vantagens da prática, que deixa o corpo mais bonito e o organismo, mais saudável

Levantar peso não é uma opção apenas para ganhar massa muscular e curvas definidas. Uma série de estudos têm apontado que os benefícios deste exercício são muito mais abrangentes do que se pensava. A conclusão é que a atividade faz um bem danado à saúde.

Pesquisa recente realizada pela Universidade de Harvard, nos EUA, por exemplo, mostrou que que levantar peso, fazer flexões ou exercícios de resistência muscular diminui o risco de diabetes. De acordo com os estudiosos, que avaliaram mais de 100 mil mulheres, aquelas que faziam ao menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos e uma hora por semana de musculação apresentaram redução de um terço nas chances de ter diabetes do tipo 2. Somada aos exercícios aeróbicos, a musculação teria o mesmo poder de um remédio para controlar do açúcar no sangue. Isso porque quanto maior a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que causa a diabetes quando em excesso).

E não é só. A prática ainda tem muitos outros benefícios já comprovados pela ciência. Dá uma olhada:

Melhora a postura

Os exercícios com peso diminuem os riscos de problemas de coluna, pois fortalecem os músculos que servem de apoio para essas estruturas mais delicadas.

Protege o coração

Ela prepara o órgão para esforços intensos. Com os músculos mais fortes, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos diante de atividades como subir escadas, por exemplo.

Fortalece os ossos

Estudo publicado no “Journal of Applied Physiology” apontou que a prática de musculação pode aumentar em 19% um hormônio que estimula a densidade óssea. Isso previne doenças como osteoporose.

Diminui a pressão arterial

É capaz de reduzir a pressão arterial de hipertensos a patamares parecidos aos obtidos com uso de remédios, segundo uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo).

Queima mais calorias que exercícios aeróbicos

Pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que uma pessoa que “puxa ferro” ao menos três vezes por semana queima cerca de 40% a mais de gordura do que aquela que pratica apenas exercícios aeróbicos nos mesmos três dias da semana.

Aumenta a sensação de bem-estar

Fazer musculação é uma ótima pedida para quem deseja ter mais qualidade de vida. O exercício ajuda a controlar o estresse, melhora o sono, turbina a memória e até aumenta a produtividade no trabalho.

Animou? Para evitar lesões, é fundamental ter o auxílio de um educador físico, que vai ensinar as posturas corretas, indicar a carga e o número de repetições mais adequados para você. Para começar a se exercitar, o programa Angeloni Matinal oferece aulas gratuitas de alongamento e ginástica. Informe-se sobre datas e horários em sua loja preferida e participe!

Deixe seu comentário